Com uso de cães farejadores, PM localiza grande quantidade de drogas em Santarém

WhatsApp Image 2021 07 09 at 12.59.35Divulgação: PM

Em apenas um dia, o Canil Setorial da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (2ª CIME), apreendeu mais de 20 quilos de cocaína e quase 400 gramas de maconha, durante duas operações integradas com a Polícia Civil, no município de Santarém, Oeste do Estado.

As apreensões ocorreram nesta quinta-feira, 8, em dois momentos: apoio à operação 'Grandes Rios', em um porto, no bairro da Prainha e durante um Mandado de Prisão Preventiva, no bairro Maracanã.

Ao todo, 10 policiais militares que compõem a 2ª CIME, integraram a operação conjunta com agentes da Polícia Civil. Além deles, dois cães farejadores do Canil Setorial da unidade, também atuaram nas buscas e foram decisivos na localização de parte dos entorpecentes apreendidos.

20 Quilos de Cocaína
Em um porto, localizado no bairro da Prainha, agentes das policiais Civil e Militar localizaram 30 embalagens de cocaína em uma embarcação vinda do Estado de Manaus. No total, foram mais de 20 quilos de entorpecentes apreendidos.

A ação policial teve início quando a Inteligência da Polícia Civil descobriu que uma grande quantidade de drogas estava sendo transportada em um navio, com destino à Santarém.

As forças de segurança pública articularam a operação conjunta e conseguiram localizar dois suspeitos. Um deles, confessou o crime e entregou cerca de R$ 2mil, que guardava no bolso. Outro homem que dividia o camarote, onde parte das drogas foram localizadas, também foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil do município para prestar esclarecimentos.

WhatsApp Image 2021 07 09 at 12.59.36 2Divulgação: PM

Mandado de Prisão
Os cães farejadores da unidade, "Atos" e "Colt" foram decisivos para que 392 gramas de maconha e 161papelotes de pasta-base de cocaína fossem localizados no interior de uma residência, situada no bairro Maracanã.

Equipes das polícias Civil e Militar foram até o local para cumprirem um Mandado de Prisão Preventiva em desfavor de um homem de 21 anos, quando os cães do Canil Setorial da PM acabaram farejando os entorpecentes. Outro homem, que estava em um dos compartimentos onde a droga foi encontrada, também foi preso.

O caso foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil do município, onde os homens foram presos por tráfico e associação ao tráfico.

"A Polícia Militar atua de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública municipais, estaduais e, até mesmo, federais para coibir o tráfico de drogas na região. Somente em 2020, mais de uma tonelada de entorpecentes foram apreendidos durante as operações conjuntas", frisou o major Wilton Magalhães, que está à frente da 2ª CIME.

WhatsApp Image 2021 07 09 at 12.59.36Divulgação: PM

WhatsApp Image 2021 07 09 at 12.59.36 1Divulgação: PM