Excesso de velocidade e ultrapassagem ilegal são principais infrações da 1ª quinzena de julho

38a2aaf6 4204 4de7 b100 22cd7c2143f1aa5698eO efetivo operacional do BPRv foi reforçado em 50% para o veraneio, com militares distribuídos pelos Postos de Controle Rodoviário das rodovias estaduais de maior fluxo neste verão. /Foto: Ascom PM

Quinhentos e sessenta e cinco autos de infração de trânsito foram realizados pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar durante os primeiros 15 dias de julho na operação “Verão Seguro 2021”. Mais de 200 policiais militares atuam nas rodovias estaduais que dão acesso aos municípios de Bragança, Salinópolis, Marudá, Marabá, Salvaterra e distrito de Mosqueiro, locais que recebem maior número de veranistas neste período.

De acordo com o comandante do BPRv, tenente-coronel Jorge Aragão Silva, o efetivo operacional foi reforçado em 50% para o veraneio, com militares distribuídos pelos Postos de Controle Rodoviário que atendem as rodovias PA-391 (Mosqueiro), PA-458 (Bragança), PA-324 (Salinópolis), PA-318 (Marudá), PA-150 (Marabá) e PA-154 (Salvaterra). Foram fiscalizados, ao todo, 2.555 veículos, com 12 registros de condutores flagrados sob efeito de álcool. Marabá foi o local de maior incidência dessa infração, com oito procedimentos. Mosqueiro, Salinas e Marudá somaram 416 autos de infração aplicados pelo BPRv e se destacaram como os locais com maior ocorrência.

“O desrespeito aos limites de velocidade e as ultrapassagens ilegais ocupam o topo do ranking das infrações mais usuais. Foi identificado também que o número de acidentes está dentro da normalidade [foram dois acidentes de trânsito], ambos sem vítimas fatais nas rodovias do Estado”, explicou o comandante da unidade, que atribui esse resultado ao forte investimento nas operações integradas de Lei Seca, Visibilidade e ao monitoramento eletrônico de velocidade nas rodovias estaduais..

bcca7a0f a524 4fcd 9552 59bfa4b7956bEquipe do BPRv, que realizava rondas na rodovia PA-324, entre os municípios de Nova Timboteua e Santa Maria do Pará, socorreu um condutor que perdeu o controle do veículo e saiu da pista. /Divulgação: BPRv

Atuação do BPRv na “Verão Seguro 2021”

Com o aumento do fluxo de veículos neste mês, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) deflagrou três ações específicas.

A operação Lei Seca é desencadeada em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) para prevenir acidentes de trânsito por meio da identificação de usuários que estejam em desacordo com a legislação vigente quanto ao uso de bebida alcoólica.

Já a operação Visibilidade objetiva prevenir infrações e delitos pela fixação do efetivo policial em pontos estratégicos, onde a presença do policiamento favoreça o melhor acesso da população em deslocamento para os balneários aos serviços da Polícia Militar.

As operações de Fiscalização são realizadas com o propósito de identificar veículos com registros de crimes como roubo, furto e adulteração para formalidades legais junto à Polícia Civil. Cinco veículos foram recuperados pelo BPRv entre 1º e 15 de julho somente nas áreas do veraneio.

Muitas ações contaram com a participação do Canil Setorial da unidade, que reforça o policiamento, sobretudo, no combate ao tráfico de drogas. Os cães atuaram na operação Verão Seguro 2021 principalmente em Mosqueiro, Santo Antônio do Tauá, Vigia de Nazaré, Abaetetuba e região do município do Acará. A integração do canil ocorre conforme análise estatística do Batalhão, podendo ser alocado para outras regiões.

23ba8b3e 32ed 47e6 881b 9feed98b5b72Fiscalização na rodovia PA-324 durante a operação Verão Seguro 2021. /Divulgação: BPRv

Ações educativas

Para reforçar a segurança na rodovia PA-391, que dá acesso ao distrito de Mosqueiro, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) realizou ações sociais educativas no trânsito, com entrega de kits informativos aos condutores. A ação preventiva teve participação de personagens infanto-juvenis, alegrando crianças e veranistas que foram aproveitar os primeiros dias de julho.

e78f0398 590a 4e04 8edb 23b12c847f41Divulgação: BPRv

“As iniciativas educativas e socializantes fazem parte do trabalho de sensibilização e conscientização dos usuários de trânsito aplicadas neste veraneio em todas as principais localidades de maior fluxo na rota dos balneários, mas especialmente em Mosqueiro e Salinas, face à maior concentração de veranistas”, pontou o tenente-coronel Aragão.

929eead1 9fde 4459 9c94 9a519850e331Divulgação: BPRv

Dicas de segurança

O BPRv vai continuar com reforço de efetivo policial nas rodovias e deixa algumas dicas para quem vai aproveitar os últimos 15 dias de julho nas praias e balneários do nosso estado:

1. Ao sair de casa, verifique os equipamentos de segurança do veículo, como o cinto e a cadeirinha. Certifique-se de que todos os passageiros estejam utilizando corretamente esses acessórios;

2. Mantenha-se atento aos limites de velocidade das vias. Ter atitudes responsáveis no trânsito fazem toda a diferença e ajuda a proteger a sua vida e a de outros;

3. Direção e bebida alcoólica não combinam. Embriaguez ao volante é crime e pode pôr a sua diversão em risco.

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) está presente nas rodovias estaduais de maior fluxo durante este mês. Faça a sua parte, proteja a sua família e divirta-se com responsabilidade.