Pará alcança redução histórica de CVLI's em julho

IMG 0621Nazaré Barra - SD PM

“Pela primeira vez, desde o ano de 2010, o Estado do Pará conseguiu reduzir para 153, os casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI's), durante o período de um mês.” A análise faz referência ao mês de julho deste ano e foi realizada pelo governador Hélder Barbalho durante uma reunião, por videoconfererência, na tarde desta segunda-feira, 2, e que contou ainda, com a participação do titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social - Segup, Ualame Machado, do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dílson Júnior e oficiais do Alto escalão da PM.

Para ter uma clara percepção sobre a redução histórica do número de CVLI's em todo o estado, o mês de abril de 2018, por exemplo, registrou 414 casos e foi o pior durante todo o período (2010-2021). Dessa forma, ao compararmos os dados entre o pior e o melhor mês, temos uma redução de 63,04%.

IMG 0851Nazaré Barra - SD PM

Mesmo no ápice da pandemia de Covid-19, em 2020, quando houve fiscalização das forças de segurança pública para evitar a aglomeração de pessoas, o mês com menor número de crimes violentos conseguiu chegar a 169 registros (julho), seguido por setembro, com 171 casos.

Os números alcançados no mês de julho superam em quase 5% os apresentados no último mês de abril, quando a Segup divulgou o balanço mensal contabilizando 161 mortes violentas em todo o Estado.

A PM, em conjunto com os demais órgãos de Segurança Pública, teve atuação destacada e foi reconhecida pelo governador Hélder Barbalho que, além de parabenizar a tropa pelo trabalho preventivo e ostensivo, ressaltou a importância dos batalhões já estarem habituados de forma antecipada para manusearem os equipamentos das usinas do Territórios pela Paz (Terpaz). "Nós estamos na iminência de entregar, entre os meses de setembro e outubro, cinco novas usinas do Terpaz para reforçarem as estratégias de segurança pública", frisou o governador do Estado.

O secretário Ualame Machado ressaltou que o número de roubos caiu de 400 para cerca de 200, diariamente. O titular da Segup também falou sobre a reforma do Instituto de Ensino de Segurança do Pará - Iesp, aquisição de armas de choque, do tipo 'taser' para os agentes de segurança pública e principalmente, sobre os avanços tecnológicos, com destaque para o uso de câmeras com inteligência artificial para garantir maior fiscalização e segurança para a população.

IMG 0621Nazaré Barra - SD PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.