PMPA realiza aula inaugural do I Curso de Operações de Radiopatrulhamento

IMG 0576Nazaré Barra - SD PM

Visando a capacitação de policiais militares para o desempenho de operações de radiopatrulhamento no Estado do Pará, com foco no amplo conhecimento de procedimentos operacionais padronizados e ênfase no comando, direção e liderança da tropa, a Polícia Militar realizou na manhã desta quarta-feira (4) a aula inaugural do Curso de Operações de Radiopatrulhamento.

O evento ocorreu no auditório da sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), localizada no bairro do Nazaré e contou com a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado e do Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, além de oficiais e praças a corporação.

IMG 0428Nazaré Barra - SD PM

O curso é voltado para sargentos, tenentes e capitães, somando um total de 28 alunos. Critérios como comportamento ‘’bom’’ na ficha do policial foram avaliados para admissão ao curso. Além disso, todos os agentes que farão as instruções já estão vacinados com a segunda dose contra a covid-19 e foram submetidos à inspeção de saúde e teste de aptidão física.

Durante a aula inaugural, o titular da Segup, Ualame Machado, realizou uma palestra detalhando as ações da Secretaria no que tange ao radiopatrulhamento, como a extensão dos serviços de 190 e 193, o andamento de obras no Centro Integrado de Operações (Ciop), a modernização de equipamentos e a aquisição de sistemas inteligentes de identificação.

IMG 0435Nazaré Barra - SD PM

‘’É importante sempre valorizar a tropa e capacitar os nossos agentes. Este curso vai garantir que os policiais tenham capacitação para operar o novo Centro que vamos inaugurar, os novos sistemas que estamos disponibilizando e as tecnologias novas que virão’’, pontuou o Secretário.

O Comandante-Geral da PM também fez o uso da palavra e destacou a importância da valorização da tropa por meio da capacitação continuada. ''Até o final do ano nós teremos cinco cursos na área de radiopatrulhamento, tendo como missão importantíssima a multiplicação do conhecimento’’, pontuou o Oficial.

As instruções estão previstas até o dia 31 de agosto e serão realizadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com possibilidade de ocorrer em outras unidades da PM. Serão ministradas disciplinas como tiro policial, abordagem, gerenciamento de crise com tomada de refém, policiamento ostensivo direcionado, entre outras.

Ao final do curso, os alunos que concluírem com êxito as instruções farão uma viagem de estudo à Polícia Militar do Piauí (PI), onde serão conhecidos o radiopatrulhamento da Corporação, bem como o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) padronizado pela coirmã.

Também marcaram presença no evento o comandante do Comando de Policiamento da Capital I, Coronel Getúlio Júnior, o comandante do CPC II, Coronel Giorgio Mariúba e o Chefe do Departamento Geral de Cultura e Educação (DGEC), Coronel Paulo Sérgio.

 

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.