PM realiza Aula Inaugural do 3° Curso de Operações Especiais

IMG 9833Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (Dgec) e Comando de Missões Especiais (CME), realizou na tarde desta quarta-feira, 4, uma solenidade militar em alusão à Aula Inaugural do 3° Curso de Operações Especiais (3° COESP), edição 2021.

A cerimônia ocorreu na tarde desta quarta-feira, 4, no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Belém, e contou com as presenças do titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Uálame Machado, Comandante-Geral da PM, Coronel Dílson Júnior, além dos titulares do Estado-Maior Geral (EMG), Departamento Geral de Operações (DGO), CME e DGEC, entre outras autoridades militares.

IMG 9821Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

O 3° COESP será coordenado pelo Batalhão de Operações de Polícias Especiais (Bope), unidade que integra o CME e funcionará em regime de Internato com instruções regulares no período matutino e vespertino, podendo haver a ocorrência de instruções no período noturno.

Ao todo, 28 policiais militares, sendo 10 da PMPA e 16 de outros estados, além de um do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e outro da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram selecionados para participarem do curso que visa promover a capacitação e o aprimoramento técnico para o desempenho das atividades que exijam especializações e doutrinas relativas às Operações Especiais.

IMG 9874Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

Com carga horária total de 1,490mil horas/aula, o curso teve início na última segunda-feira, 2, com previsão de término em novembro. Ele será composto por 28 disciplinas entre as quais, Direitos Humanos, Assalto Tático, Gerenciamento de Crises e Técnicas de Negociação, Operações de Inteligência e Segurança Policial e Tiro Policial de Precisão.

"O Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Pará é hoje, uma referência em todo o Brasil. Para esta terceira edição, temos participantes do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, graças aos investimentos realizados pelo governador Hélder Barbalho e coordenados pela Segup", frisou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.

O secretário Uálame Machado destacou a importância da atuação técnica do Bope em operações de alto risco e falou sobre os principais investimentos na PM. "Cientes da capacitação técnica das nossas tropas especiais, não mediremos esforços para concluir a aquisição de 17 caminhonetes cabine dupla, blindadas. Além disso, haverá investimentos ainda maiores na Corporação, principalmente nas áreas de inteligência, logística e tecnologia", garantiu o titular da Segup.

IMG 9851Fotos: Talissa Fernandesw - VC PM

IMG 9844Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.