PM realiza solenidade alusiva ao 20° aniversário do BPOP

IMG 0929Nazaré Barra - SD PM

A Polícia Militar realizou, na manhã desta sexta-feira, 6, uma solenidade militar alusiva ao 20° aniversário do Batalhão de Polícia Penitenciária (BPOP), unidade que integra o Comando de Policiamento Especializado (CPE).

A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior e ocorreu no Seminário Pio X, em Ananindeua. Além dos integrantes da unidade, oficiais do alto escalão da Corporação, autoridades civis e militares também prestigiaram o evento.

Quatro militares foram agraciados com a Láurea do Mérito Pessoal pelos relevantes serviços prestados à Corporação. Autoridades civis e militares receberam o Diploma e a Moeda Especial alusivos aos 20 anos de criação do BPOP.

Responsável pela leitura da Ordem do Dia, o comandante do BPOP, tenente-coronel Alfeu Bulhões, aproveitou para exaltar o engajamento da tropa e relembrou momentos marcantes na história do BPOP. "Nos últimos vinte anos, houve inúmeros episódios de graves riscos a vida dos nossos policiais, mas todos superados com coragem, honra e técnica", frisou o oficial.

IMG 0961Nazaré Barra - SD PM

A unidade também realizou a entrega do Certificado "Amigo do BPOP" e homenageou antigos comandantes e policiais falecidos.

O Comandante-Geral da PM ressaltou que o BPOP também teve importante participação na redução histórica dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI's) em todo o Pará e deixou uma mensagem especial à tropa.

"Se nós alcançamos resultados expressivos nos últimos vinte anos, foi graças ao trabalho de dedicação integral de todos que integram a unidade com qualificação técnica, zelo e profissionalismo e isso faz toda a diferença" conclui o Coronel Dilson Júnior.

IMG 0991Nazaré Barra - SD PM

BPOP em ação

Com a criação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), no ano de 2019, a unidade passou a atuar, principalmente, na segurança externa dos estabelecimentos prisionais e no policiamento ostensivo das áreas adjacentes. Dessa forma, a responsabilidade da segurança interna e blocos carcerários ficam a cargo da recém-criada Polícia Penal do Estado do Pará.

Atualmente, a área de atuação das guardas do BPOP correspondem ao Complexo Penitenciário de Santa Izabel (CPSI) em Americano, Presídio Estadual Metropolitano I, II e III, em Marituba, Centro de Recuperação Feminino (CRF) em Ananindeua e Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) no conjunto Satélite, em Belém.

IMG 1024Nazaré Barra - SD PM

IMG 1051Nazaré Barra - SD PM

IMG 1096Nazaré Barra -SD PM

IMG 0983Nazaré Barra - SD PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.