Alunos de Colégio Militar de Marabá se destacam em competição escolar nacional

WhatsApp Image 2021 08 12 at 10.56.00Lucas Thomás - CB PM

Em 2019, o Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), foi primeira experiência no Estado, a implementar a parceria entre uma prefeitura, no caso o município de Marabá, e o Projeto de Supervisão Militar Educacional (Sume), da Polícia Militar do Pará, desde então a unidade escolar tem apresentado expressivos no controle de violência e vandalismo no colégio e nas áreas próximas, na disciplina do aluno tanto na escola quanto em sua residência e, principalmente, no desempenho social e educacional que continuamente tem apresentado excelentes resultados obtidos em competições escolares.

Um grande exemplo, são os resultados obtidos por quatro alunos do ensino fundamental que representando a escola na XXIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no mês de maio de 2021, eles conquistaram medalhas de ouro pelo excelente desempenho na prova teórica da competição, os alunos conseguiram se destacar em uma competição que conta com a participação de alunos do ensino fundamental e médio de todas as regiões do país, eles são avaliados de acordo com o seu desempenho escolar na área da ciências, mas especificamente sobre Astronomia e Astronáutica.

WhatsApp Image 2021 08 12 at 10.56.01Lucas Thomás - CB PM

Para o Major Harley Alves da Costa, Coordenador da Supervisão Militar Educacional do Colégio Militar Rio Tocantins, a nova rotina estabelecida a partir do início da parceria pedagógica possibilitou que os alunos valorizassem, entre outras coisas, o bom desempenho escolar. "Com o convênio firmado entre a prefeitura de Marabá e a Polícia Militar, a escola começou a introduzir a disciplina e o respeito no cotidiano escolar e acreditamos que isso tenha refletido na forma como os alunos começaram a valorizar a importância dos estudos na escola e as relações com seus amigos e familiares fora dela”, explica o oficial da PM.

A Diretora do Colégio Militar Rio Tocantins, Walguilene Ferreira Gomes da Paz ressalta que os alunos da escola foram amplamente beneficiados pela parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar."A parceria Educação e Polícia Militar no CMRIO tem contribuído, de forma significativa, para a formação de alunos comprometidos, responsáveis, autônomos e protagonistas de seu próprio conhecimento. Cidadãos que buscam uma sociedade mais humana, justa e solidária. Compartilhando a aprendizagem para a vida com o ensino de valores cívicos e éticos fundamentais a sociedade", explica a gestora escolar.

WhatsApp Image 2021 08 12 at 10.56.02Lucas Thomás - CB PM

O Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel, José Dilson Melo de Souza Júnior, esteve no município de Marabá e foi recebido, nesta terça-feira (10), ele foi recebido no Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio) por uma comissão formada pela diretora da escola, Walguilene Ferreira, pelo comandante do Comando de Policiamento Regional II (CPR II), Coronel Dayvid Sarah Lima e pelo Major Harley Alves da Costa, eles apresentaram a estrutura física da escola, as melhorias e as demandas existentes na unidade educacional. Os educadores também demonstraram para o Comandante-geral, como funciona o sistema montado pela escola para o ensino remoto, durante a pandemia da Covid-19 e o retorno gradual das aulas presenciais.

Além de elogiar a volta gradativa dos alunos a sala de aula e o sistema de ensino remoto utilizado pela instituição, o Coronel Dilson Júnior aproveitou a ocasião para parabenizar os alunos que conquistaram medalhas de ouro nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia. "Fico muito feliz por ver que aos poucos os alunos estão voltando a frequentar a escola e com a a grande adesão dos alunos ao sistema de ensino remoto. Aproveito para parabenizar os alunos que tiveram um desempenho extraordinário na OBA, eles são um dos exemplos, que estamos no caminho certo nas atividades de ensino nas escolas com supervisão Militar", conclui o Comandante da PM.

O Projeto Supervisão Militar Educacional - SUME integra o Programa de Ações Policiais Militares na Escola, do Departamento-Geral de Educação e Cultura (DGEC), sendo coordenado pelo tenente-coronel Leno Carmo, chefe da Seção de Educação Física, Avaliação, Pesquisa, Tecnologias Educacionais e Colégios da PM - SEFPAC.

WhatsApp Image 2021 08 12 at 10.56.02 1Lucas Thomás - CB PM

WhatsApp Image 2021 08 12 at 10.56.02 2Lucas Thomás - CB PM