Estado entrega Central de Atendimento e Despacho de Ocorrências em Breves, no Marajó

up ag 30838 8931b24d a132 53e5 6391 2a901aad80d0Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

| A Central tem um sistema de vídeomonitoramento, com oito câmeras instaladas estrategicamente nas principais vias de fluxo de pessoas e veículos

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou nesta segunda-feira, 23, a Central de Atendimento e Despacho de Ocorrências e uma lancha com motor 150HP na cidade de Breves, localizada no arquipélago do Marajó. O ato de entrega aconteceu no prédio do 9º Batalhão da Polícia Militar, localizado no município.

Participaram do evento além do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, a primeira-dama do Estado, Daniele Barbalho, o prefeito municipal, entre outras, autoridades públicas, vinculadas à área da Segurança Pública estadual e municipal.

Na Central, 12 servidores recebem as ligações feitas para os números 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros. Por meio deles, o efetivo recebe as chamadas de urgência e emergência locais e acionam as viaturas para o atendimento das ocorrências. A central telefônica usa a rede de dados da Prodepa para as conexões com outras Centrais, como a do Centro Integrado de Operações (CIOp), em Belém.

"A gente com certeza vai ter mais segurança, mais proteção para nossa família. Isso que está acontecendo agora com certeza vai melhorar a vida da gente", afirmou Vanda Barra da Silva, moradora de Portel, há mais de 40 anos.

Se por algum motivo as chamadas feitas nos municípios de Breves, Melgaço, Portel, Bagre e Curralinho forem direcionadas para o CIOp, em Belém, a chamada pode ser transferida para o atendente do CAD de Breves, otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta ao cidadão, além de melhorar o planejamento operacional.

A iniciativa faz parte do projeto "Falando por Todo o Pará", com objetivo de integrar as forças de segurança em todo o Estado e melhorar a aproximação com a comunidade. Todos os contatos feitos são registrados no sistema Sinesp-Cad, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), que interliga todas as outras centrais de atendimento e despacho de ocorrência de urgência e emergência.

"Primeiro é uma satisfação em poder estar no Marajó, região da qual eu tenho orgulho de ter nascido e me criado, e estar aqui entregando junto com os órgãos da segurança pública equipamentos que melhoram a qualidade do serviço dos nossos policiais, mas também dos serviços prestados à população. Estamos entregando também não só os equipamentos, mas a tecnologia, a inteligência artificial, aquilo que o Marajó, assim como todo o Estado, precisa e nós estamos entregando neste momento", afirmou o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

up ag 30838 6d90433a b63d 34ab e94d 2df94e855abcFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

Câmeras - A Central de Atendimento conta também com o sistema de vídeomonitoramento. Oito câmeras estão instaladas estrategicamente nas principais vias onde há maior fluxo de pessoas e veículos e são visualizadas de dentro do CAD. A qualquer atitude suspeita, as informações são repassadas para a guarnição mais próxima se dirigir até o local. Todas possuem recursos de reconhecimento de placa veicular e, ao estar disponível o banco de dados, farão também o reconhecimento facial.

Antes mesmo da entrega oficial do espaço, três veículos foram recuperados pela polícia local. Fruto do trabalho que integra tecnologia e gestão dos profissionais, o que deve ser potencializado daqui para frente. "Essa Central de Atendimento e Despacho vai modernizar toda a nossa atuação numa na área do Marajó Ocidental e a gente vai ter condições hoje de fazer, utilizando a inteligência artificial acoplada no sistema, toda a identificação de veículos roubados ou furtados, foragidos do sistema penal e indivíduos com mandado de prisão preventiva decretada ou outro tipo de prisão.  A gente fica muito feliz de poder ter essa obra que com certeza vai ser um divisor de águas aqui para a região de Breves e todos os municípios vizinhos", detalhou o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior.

"Isso é muito para o nosso município, município que é grande, município polo do Marajó e onde realmente tinha essa grande carência na área de segurança pública. Sabemos que os índices de vulnerabilidade social são muito altos na cidade e a gente precisa realmente combater essas situações. Com a instalação das câmeras aqui para monitorar o centro urbano e a entrega da lancha para nós monitorarmos o interior, com certeza isso trará uma habilidade e uma agilidade no atendimento e segurança pública", garantiu o gestor municipal, José Antônio Azevedo Leão.