Comandante da PM participa de aula magna de curso de mestrado

IMG 2871Fotos: Nazaré Barra - SD PM

Professores, mestrandos, egressos e alunos recém aprovados no processo de seleção para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (UFPA), participaram no início da noite desta quinta-feira (26), da aula magna do curso de mestrado turma 2021. A aula, que ocorreu de forma on-line, foi realizada em forma de uma palestra ministrada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior.

Na palestra, que foi mediada pela professora Silvia Almeida, coordenadora do Programa em Segurança Pública da UFPA e pelo professor Edson Marcos, o Coronel Dilson Júnior explanou sobre o funcionamento e a organização da corporação, a missão e os valores preconizados pela PM e a distribuição das unidades operacionais da PM no território paraense e a articulação com outras instituições, principalmente as relacionadas com a segurança pública no Estado.

IMG 2883Fotos: Nazaré Barra - SD PM

Ele apresentou aos participantes os resultados, obtidos pelo sistema de segurança pública, relacionados à diminuição nos índices de criminalidade, principalmente os resultados referentes aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), diminuição que o Comandante-Geral atribui, em parte aos investimentos realizados pelo governo estadual em equipamentos, viaturas, reforma e construção de batalhões na região metropolitana e no interior do Estado, projetos de moradia para para policiais e aumento do soldo dos militares, investimentos que resultaram em melhores condições de vida e trabalho para os policiais.

Outro tema importante da palestra foi a atuação da corporação na prevenção primária, essas ações visam trabalhar com as crianças e adolescentes em parceria com as escolas para evitar que os jovens sejam atraídos para o tráfico de drogas. A apresentação deu ênfase às ações de programas como PMzito, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) e o projeto Supervisão Militar Educacional (Sume), que já implantou a metodologia da disciplina e hierarquia em unidades educacionais nas cidades de Marabá, Canaã dos Carajás e Tailândia, além da parceria com o governo do Estado no Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

IMG 2830Fotos: Nazaré Barra - SD PM

A palestra foi finalizada com uma apresentação das principais ações do alto comando da corporação para aproximá-la da comunidade científica e fomentar pesquisas acadêmicas sobre temas relacionados com a instituição como a criação do Núcleo de Pesquisa do Estado-Maior Geral, o lançamento do periódico científico PMPA em revista, o Observatório da PM, o Anuário 2021, da PM e a criação da Comissão de Ética Científica. O comandante ofereceu a estrutura da instituição para que os alunos interessados possam realizar suas pesquisas.

089e1a54 0f8e 4519 94a6 b0ab6631362bFotos: Nazaré Barra - SD PM

“Diferente do que muitos pesquisadores pensam que a PM é uma caixa preta, isolada e que ninguém tem acesso, muito pelo contrário, nos últimos anos temos criados mecanismos para aproximar a PM da atividade acadêmica como o Núcleo de Pesquisa do Estado-Maior, PMPA em revista, o Observatório da PM, o Anuário 2021, da PM e a criação da Comissão de Ética Científica, entre outras ações idealizadas para estimular parcerias com pesquisadores, sejam policiais militares ou público externo, finaliza, o Coronel Dilson Júnior.