Governo entrega Sistema de Videomonitoramento em Bragança

Em parceria com a prefeitura, o Estado amplia os investimentos em tecnologia para garantir o bem-estar da população

up ag 30992 0987939b aef2 7f67 65a2 61f83cda9c86Divulgação: Agência Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou nesta sexta-feira (27), em Bragança, município da região Nordeste, o Sistema de Videomonitoramento que vai fortalecer as ações policiais e prevenir crimes. O sistema, instalado em uma sala do 33º Batalhão da Polícia Militar, conta com monitores que transmitem, em tempo real, imagens de 11 câmeras instaladas nos principais corredores viários e pontos estratégicos do município. O governador Helder Barbalho levou a Bragança mais esse investimento na área de segurança pública.

As câmeras são semelhantes às utilizadas na Região Metropolitana de Belém, com imagens coloridas e alcance de até 100 metros. São feitas com a tecnologia Speed Dome, que possibilita a rotação em 360 graus na horizontal e 180 graus na vertical. Ao detectar uma situação suspeita, o operador treinado para o trabalho acionará a viatura mais próxima, pelo rádio, para as diligências necessárias. Helder Barbalho reforçou a necessidade do investimento para garantir bem-estar social.

up ag 30992 49de02ef 7e70 097b 06d6 e25010f8dcb6Divulgação: Agência Pará

“Investir em segurança pública é primordial para que possamos garantir a paz para todos os paraenses. Aqui, em Bragança, nós entregamos o sistema de videomonitoramento, unindo tecnologia à atividade policial, que auxiliará no trabalho dos agentes de segurança pública e beneficiará toda a população bragantina”, ressaltou.

Bragança é o segundo município a receber este equipamento, fruto da parceria entre governo do Estado e Prefeitura de Bragança, e da política de aliar investimentos a tecnologias que favorecem o trabalho das forças de segurança no município. “Estamos entregando mais um equipamento moderno. A partir daqui serão monitoradas as vias públicas com uso de inteligência artificial, no caso o reconhecimento de placa veicular, em que todo e qualquer veículo roubado ou furtado que adentrar a cidade de Bragança será verificado pelas câmeras”, garantiu o titular da Segup, Ualame Machado.

Ele reforçou os benefícios do investimento para o combate à criminalidade. “Sempre trabalhamos com inteligência, com integração e com fortes investimentos, para que a gente possa melhorar cada vez mais a segurança de todos, e aqui, principalmente, de toda a comunidade bragantina”, afirmou o secretário.

up ag 30992 563f3605 1fff 07c9 9a8a d8b0ac657447Divulgação: Agência Pará

Parceria – A implantação do Sistema de Monitoramento foi viabilizada por um convênio firmado pelo Estado com a prefeitura local. A Segup se responsabiliza pela instalação dos equipamentos, o espaço onde ocorre o monitoramento e o treinamento dos servidores.

Coube à Prefeitura providenciar os serviços de link de dados e licença do software (gravação e visualização), além das despesas com manutenção, como energia elétrica, e contratação dos profissionais.

Este é o segundo convênio que permitiu ampliar a atuação da segurança pública na região. O primeiro foi firmado com a Prefeitura de Primavera, em novembro do ano passado.

up ag 30992 b3683144 80aa c8c9 caa0 e797cf04c7afDivulgação: Agência Pará

Com os novos equipamentos, o combate à criminalidade na região será ampliado, permitindo um trabalho cada vez mais eficiente pelas equipes de policiamento ostensivo, destacou o comandante do 33º Batalhão, tenente-coronel PM Mário André de Lima. “É uma ferramenta que vem ajudar o policiamento, tanto ostensivo quanto preventivo. Era um pedido antigo, e agora fomos atendidos pelo governo do Estado. Com a aquisição desse material, o trabalho integrado das forças de segurança pública será mais eficaz em atenção à população”, reforçou o comandante.

O ato de entrega do Sistema de Videomonitoramento em Bragança também contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Dilson Júnior, e demais autoridades estaduais e municipais.