Dia do Profissional de Educação Física e a importância da prática de atividade física na PM

 

Anualmente, a PM realiza ciclos de Testes para nivelar a aptidão física da Tropa

 

IMG 2400Policial militar se preparando minutos antes do TAF./ Foto: Talissa Fernandes

Comemorado nesta quarta-feira ,1º, o Dia do Profissional de Educação Física provoca o debate sobre a importância da prática de atividade física para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos policiais militares.

De acordo com os educadores físicos da Polícia Militar do Pará, os benefícios de manter hábitos mais saudáveis no dia a dia, geram uma série de benefícios no âmbito pessoal e profissional.

No último dia 24 de agosto, a Polícia Militar encerrou a maratona anual dos Testes de Aptidão Física (TAF) para a promoção dos seus agentes. A necessidade de aprovação no exame físico é uma das estratégias usadas pelo Comando da Corporação para estimular a prática de atividade física por seus oficiais e praças.

IMG 2421Educador físico que acompanha os testes realizados no Centro de Treinamento da Polícia Militar./ Foto: Talissa Fernandes

Para as promoções de abril e setembro deste ano, foram avaliados, somente no Centro de Treinamento da Polícia Militar (CTPM), 4.057 mil policiais, sendo 3.309 praças e 748 oficiais; no ano passado, foram 1.859 mil militares, o que representa um aumento de 54,17% do número de policiais militares avaliados neste pólo, situado no distrito de Outeiro, em Belém.

Vale lembrar que, além de ser indispensável para o ingresso e para as promoções de cargo na PMPA, a aprovação no TAF é um dos principais critérios para a participação de cursos dentro e fora da Corporação.

As modalidades envolvem corrida, barra fixa, flexão de braços e abdominal, estando o número de repetições relacionado à idade de cada candidato, geralmente. "O objetivo do nivelamento físico é examinar a capacidade respiratória, resistência e força muscular quê interferem diretamente nas atividades dos policiais militares, sejam os que trabalham no policiamento ostensivo ou na atividade administrativa’’ , explica o coronel Ildefonso Damasceno Ferreira, chefe do CTPM.

20210824 102627 1Foto: Divulgação PM

Além da estrutura física que o Centro de Treinamento oferece para os policiais militares, composta por uma academia, campo de futebol, pista de corrida e quadra de vôlei, a unidade disponibiliza duas equipes médicas que acompanham os nivelamentos físicos para assegurar o atendimento médico em casos de possíveis problemas que podem acontecer, como torções musculares, problemas cardiovasculares e respiratórios.

O diretor, que também atua na seção de Educação Física da PM, esclarece que os TAFs acabam estimulando os policiais a praticarem exercícios físicos regularmente, já que eles precisam treinar meses antes para se prepararem. "Atualmente, temos quatro profissionais de educação física que atuam no CTPM. Fora os que estão empregados nas unidades e em outros programas de assistência ao policial militar como o Programa de Atenção à Saúde do Policial Militar (PASPM). O militar dispõe de uma estrutura que é propicia a atividade física’’, complementa.

IMG 2414Grupo de sargentos que participaram do TAF para as promoções de 25 de Setembro./ Foto: Talissa Fernandes

Saúde do policial militar

A cabo Aldeniza Alves Pinheiro, que é educadora física de formação, e atua como instrutura no CTPM, ressalta a importância da prática de atividade física para a saúde do policial militar. "A atividade física é de suma importância para a vida de nós, policiais militares. Infelizmente, muitos policiais assim como pessoas de outras profissões, ainda não assimilaram isso. Ela deve fazer parte do nosso dia a dia para que possamos estar bem condicionados e preparados para qualquer missão ou situação que possa vir a ocorrer’’, comenta a instrutora.

Após ter participado dos Testes Físicos para promoção, o 3º Sargento Leonardo dos Anjos, que também é formado em educação física, frisou a relevância do hábito de praticar exercícios físicos no militarismo, uma vez que é uma profissão muitas vezes desgastante. "O militar deve fazer a manutenção da aptidão física constantemente, praticando exercícios e cuidando da saúde física e mental. Para poder aguentar a carga diária de serviço, que é muito pesada’’, destaca. Além de manter a aptidão física, os exercícios auxiliam o psicológico dos militares, contribuindo para a saúde mental.

IMG 2466''A atividade física deve ser trabalhada desde a infância'', ressalta a instrutora./ Foto: Talissa Fernandes

Estímulo além do serviço

Fora do serviço, policiais militares realizam competições de várias modalidades esportivas. Como a "Liga dos Quartéis’’, campeonato de futebol que aproxima os policiais e que que na edição deste ano reuniu 26 equipes de várias unidades da PM. A competição recreativa, incentiva os militares da capital e interior do Estado a praticarem atividade física, por meio do esporte.

Fut Cross da PM

No campo do Centro Esportivo da Juventude (CEJU), policiais militares que são associados ao Fundo de Assistência Social da Polícia Militar (FASPM), participam junto dos seus dependentes do ''Fut Cross'', uma modalidade de treino que mistura elementos do Futebol e do Crossfit. O projeto criado recentemente, oferece consultoria especializada que é feita por um profissional de educação física, que também é policial militar.

Professor de Educação Física e consultor do projeto, o soldado Eric Santana da Silva conta que os policiais passam por uma avaliação física e exame de bioimpedância, antes da prática dos exercícios. ’’Utilizamos essas ferramentas para verificar as condições individuais de cada participante, levando em consideração o objetivo particular de cada um. O projeto visa principalmente a melhora da capacidade respiratória, redução de massa gorda, redução de riscos por doenças cardiovasculares entre outros benefícios que a prática regular de atividade física pode trazer’’, detalha.

WhatsApp Image 2021 08 31 at 13.51.31 1O Fut Cross é realizado no Campo II do Centro Esportivo da Juventude./ Foto: Divulgação

Além disso, o professor explica que o exercício físico é uma subcategoria da atividade física. Ele atua diretamente na produção de hormônios como a dopamina, endorfina e serotonina, fazendo com que o corpo se sinta mais motivado para as atividades diárias. Todo esse contexto reflete em resultados positivos, físicos e psicológicos, que acabam interferindo positivamente no âmbito social.

Formado na Escola de Educação Física do Exército Brasileiro, o coronel Moisés Costa da Conceição, diretor do FAS PM, destacou a iniciativa como complemento de estímulo à atividade física para os policiais militares. ‘’A prática de atividade física é inerente à atividade militar, e não diferente da policial militar. O PM precisa trabalhar isso desde o curso de formação, pois depende do cuidado físico para desenvolver as funções rotineiras’’, finaliza.

O programa funciona nas terças e quinta-feiras, nos horários de 07h às 9h da manhã.

WhatsApp Image 2021 08 31 at 13.51.31Foto: Divulgação PM

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.