CIAP inicia ciclo de palestras com o tema "Setembro Amarelo - Juntos para o Valor da Vida"

JPGFoto: Inês Catarina - VC PM

É com foco na saúde mental da tropa e reconhecendo a importância de falar sobre o tema que a Polícia Militar do Pará deu início na manhã desta quarta-feira (1ª) ao ciclo de palestras "Setembro Amarelo - Juntos para o Valor da Vida". Em Belém, o evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Parque Verde.

Organizado pelo Centro Integrado de Atenção Pisicossocial da PM (CIAP), a programação ocorre durante campanha "Setembro Amarelo", que teve início no Brasil em 2014 e visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

Temas sensíveis como ansiedade, depressão e suicídio entre policiais foram abordados durante o evento, que foi realizado com o intuito de orientar os agentes sobre a seriedade do assunto, bem como conscientizar a tropa sobre a importância reconhecer os sinais do problema e, por meio de uma rede de apoio, atuar na prevenção.

A abertura das palestras foi voltada para os oficiais do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Comando de Policiamento da Capital II. O intuito é levar o ciclo de palestras, inicialmente, aos oficiais e graduados da corporação, que exercem função de liderança e são peças-chave na percepção e identificação de sinais, por meio da sensibilidade comportamental.

IMG 3150Foto: Inês Catarina - VC PM

A Tenente Natália Almeida, psicóloga do CIAP, comentou sobre os processos de avaliação de possíveis casos e a tomada de decisão. Segundo ela, é indispensável que seja adotada a ação de escutar de forma acolhedora, a atitude de incentivar a pessoa a falar com amigos e familiares sobre o assunto, a prática de ajudar na busca de atendimento profissional e a iniciativa de orientar quanto aos fatores protetivos.

A Oficial alertou ainda quanto aos fatores de risco, que podem se apresentar com uma tentativa anterior de suicídio, presença de transtornos mentais, despedidas, comportamento impulsivo, isolamento social, histórico familiar, eventos na infância, entre outros.

IMG 3187Foto: Inês Catarina - VC PM

Na quinta e sexta-feiras (2 e 3), a palestra será realizada no auditório do 2° Batalhão, no centro da Capital, para oficiais do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I). No mesmo dia, em Santarém e Altamira, os Núcleos de Atendimento Psicossocial (NAP) vão ministrar a palestra aos Comandos de Policiamento Regionais I e VIII, respectivamente.

Estiveram presentes no evento o Comandante do Comando de Policiamento da Capital II, Coronel Giorgio Mariuba, o Comandante do CIAP, Tenente-Coronel Luis Otávio, entre outros oficiais e praças da Corporação.

IMG 3181Foto: Inês Catarina - VC PM