PM deflagra operação Independência e reforça ações preventivas

WhatsApp Image 2021 09 04 at 15.31.31Foto: Taiane Figueiredo - CB PM

A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), deflagrou, nesta sexta-feira, 3, a operação Independência em todo o Pará, com reforço das ações ostensivas e preventivas na Região Metropolitana e em 15 municípios do interior do Estado.

Desta forma, as ilhas de Mosqueiro e Cotijuba, na Região Metropolitana de Belém; os municípios de Salvaterra, Soure e Portel, no arquipélago do Marajó; além de Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Cametá, Colares, Curucá, Maracanã, Marapanim, Mocajuba, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim e Salinópolis, no nordeste paraense, receberam reforço de militares de outras unidades para garantirem a segurança de moradores e banhistas durante o feriado prolongado de comemoração da Independência do Brasil.

WhatsApp Image 2021 09 04 at 15.31.32Foto: Taiane Figueiredo - CB PM

Somente para o município de Salinópolis, que possui as mais belas praias de água salgada e é considerado uma das principais áreas de mobilização de pessoas, a Polícia Militar aumentou de 110, para 200 o número de policiais militares na região.

Com isso, a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), que é responsável pelo policiamento ostensivo em Salinas e em outros quatro municípios do nordeste paraense, conta com mais 90 homens e mulheres, deslocados de outras unidades para intensificar as ações preventivas nas praias, balneários e áreas de maior fluxo de veículos e pessoas.

WhatsApp Image 2021 09 04 at 15.31.32 1Foto: Taiane Figueiredo - CB PM

Ostensividade e nova dinâmica social

Equipes do Quartel do Comando Geral (QCG), Comando de Policiamento da Capital I e da Capital II (CPC I e CPC II), Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) e Comando de Missões Especiais (CME) foram distribuídas em pontos estratégicos da cidade.

Durante a manhã, equipes de policiamento a pé e em viaturas de quatro e duas rodas, intensificam as ações ostensivas nas praias da Corvina e Atalaia; e próximo ao Mercado Bom Jesus, na área central da cidade.

Durante a tarde, além do policiamento em quadriciclos, equipes do Regimento de Polícia Montada (RPMont), mais conhecido como "Cavalaria" e Grupamento Tático Operacional (GTO), reforçam ainda mais a fiscalizações nas áreas que dão acesso às praias.

À noite, o principal ponto de concentração de pessoas, está localizado na orla do Maçarico, onde equipes a pé e de viaturas realizam ações de radiopatrulhamento a todo o tempo. De acordo com o comandante da 1ª CIPM, major Carlos Alberto, existe uma nova dinâmica social em relação à praia do Atalaia, durante o período noturno.

"A gente percebe que houve uma mudança expressiva no que diz respeito à concentração de visitantes naquela localidade. Há pouco tempo, os banhistas desocupavam aquela área e se dirigiam com a família ou amigos, para a orla do Maçarico, mas hoje em dia, a maioria das pessoas que vão para a praia do Atalaia, permanecem por lá, durante a noite", frisou o oficial, que garantiu que houve reforço de viaturas para o local e que "o número de furtos, roubos diminuíram consideravelmente neste ano".

WhatsApp Image 2021 09 04 at 15.31.32 2Foto: Taiane Figueiredo - CB PM

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.