Projeto 'PM Zito' participa de ação socioambiental em parceria com a Defensoria Pública do Estado

947ea9ce b387 4311 a010 047829985c79Fotos: Renata Costa - SD PM

Coletar resíduos sólidos das ruas e dar a eles a destinação adequada foi a missão desempenhada por alunos e alunas do Projeto 'PM Zito', na manhã deste sábado (04), no município de Salinópolis, Região do Salgado. A iniciativa em prol do meio ambiente é da Defensoria Pública do Estado, que por meio de sua atuação no município viu no 'PM Zito' a possibilidade de conscientizar a comunidade sobre a importância de se combater a poluição, construindo, assim, uma cidade limpa.

68885f77 8181 455c b03d 34dfed7973beFotos: Renata Costa - SD PM

Os trabalhos começaram cedo, com a apresentação dos 130 alunos que compõem o projeto social ao comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), major Alberto Souza. Divididos em quatro grupos, os adolescentes partiram com destino aos bairros Maçarico, Corvina, Guarani e Prainhas. O objetivo era fazer a coleta do lixo encontrado nas ruas, separá-lo nas categorias plástico, vidro, papel, metal ou não recicláveis e embalar os materiais para a coleta seletiva, que reaproveita boa parte do que seria descartado para a produção de outros utensílios. Venceu a gincana a equipe que arrecadou maior quantidade de material reciclável e toda a ação foi acompanhada de perto pelos responsáveis pela realização do evento.

“Nós vimos uma quantidade enorme de matéria-prima para reciclagem e o lixo que não pode ser reciclado, nós também recolhemos e colocamos em lixeiras adequadas”, explicou João Miquéias, 19 anos, que também faz parte do projeto. Quem se divertiu foi a monitora do 'PM Zito' Jheniffer Santiago, 18 anos, 3 deles dedicados ao projeto. “Foi além da minha expectativa, eu não imaginei que teria tanto lixo acumulado nas ruas dos bairros. Agora sabemos que parte do lixo que coletamos vai ser reciclado e reutilizado”, destacou. Ao fim da gincana, uma empresa especializada na coleta de resíduos sólidos recolheu todo o material.

Premiação – A equipe Azul conquistou o primeiro lugar na gincana e, além do troféu de equipe vencedora, ganhou um passeio de quadriciclo. O segundo lugar ficou com a equipe Vermelha e o terceiro com a equipe Amarela, cada uma delas premiada com um troféu.

3d27405e 6b36 4aaa 9838 2903d469af1bFotos: Renata Costa - SD PM

Para a defensora pública e idealizadora da ação socioambiental, Jaqueline Bastos Loureiro, a ideia de buscar o 'PM Zito" para concretizar a ação veio devido à credibilidade que o projeto da PM alcançou. “Eu conheço o projeto há 3 anos e sempre estamos tentando ajudar, sabemos que é um projeto sério e eu já vi na prática os efeitos dele. Há uma responsabilidade ambiental inerente aos alunos e a cada vez que o tempo passa a missão é cumprida”, elogiou a defensora pública.

“Hoje a cidade de Salinópolis recebe muitos turistas, mas eles deixam o lixo que produzem. Nós precisamos que o turista também tenha a consciência de não deixar jogado na praia o lixo, precisamos ter essa preocupação com o meio ambiente”, explica o sargento Adilson Teixeira, que foi elogiado por todas as autoridades participantes e para quem a ação foi a primeira de muitas outras que virão com o objetivo de buscar melhor qualidade de vida.

Reconhecimento - O defensor público geral do Estado e conselheiro estadual de segurança pública, João Paulo Lédo, também esteve presente na cerimônia de premiação das equipes e parabenizou a iniciativa socioambiental. “É uma grande satisfação conhecer esse projeto, que tem cunho social e uma vertente para a defesa do meio ambiente, que é uma temática importante e muito cara a Salinas e a toda a sociedade. Só tenho a parabenizar e defender que projetos como esse sejam expandidos para outras localidades, tendo em vista que já é um caso de sucesso”, pontuou.

De acordo com o major Alberto Souza, a adoção do nome 'PM Zito' por todos os projetos sociais voltados para crianças e adolescentes na Polícia Militar é uma grande conquista. “A iniciativa já se estendeu por todo o Estado de forma institucionalizada. A disciplina, a organização, o companheirismo e a responsabilidade com os estudos são um avanço para esses adolescentes".

O Projeto - O projeto PM Zito existe há cerca de seis anos em Salinópolis e atende crianças e jovens de 12 a 16 anos, com o auxílio de policiais militares voluntários que ministram aos alunos instruções de educação física, ordem unida, artes marciais, xadrez, entre outras atividades voltadas para o desenvolvimento cultural, socioambiental e educacional dos participantes. Hoje, o projeto atende 130 jovens e tem cumprido todos os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19, sob a supervisão do major Alberto, comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada no município.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.