Tartarugas em extinção são resgatadas pela 1ª Cipamb no município de Aveiro

As tartarugas foram apreendidas em embarcações que realizavam a pesca ilegal da espécie

 

Duas tartarugas da espécie Tracajá (Podocnemis-unifilis) foram resgatadas por policiais militares da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPamb) no último domingo (05), em Aveiro, município localizado no sudoeste do Estado. A espécie de tartaruga da Amazônia que corre risco de extinção, atualmente está no período de desova.

Populares denunciaram pessoas que estavam comercializando os animais na comunidade Cauassu-ê-Pá. Com o apoio de um agente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, os policiais militares foram até a comunidade e abordaram três embarcações.

WhatsApp Image 2021 09 08 at 10.08.38Foto: Divulgação 1ª CIPAMB

No segundo barco abordado, foram encontrados uma tartaruga da espécie com cerca de 0,47 centímetros pesando 10kg e objetos de pesca. Em outra embarcação, os policiais apreenderam uma outra tartaruga de 18 centímetros, pesando 800g e dois espinheis (instrumento de pesca), contendo aproximadamente 100 anzóis. Os barcos foram apreendidos, assim como os objetos de pesca.

Os animais foram conduzidos para a base do Tabuleiro de Monte Cristo, onde receberam cuidados realizados pelos agentes de proteção ambiental e em breve serão devolvidas para o seu habitat natural. O local que costuma ser visitado pelos moradores é uma área de reprodução protegida de tartarugas da Amazônia, que contribui para a redução do risco desses animais desaparecerem da natureza.

WhatsApp Image 2021 09 08 at 10.08.38 1Um dos animais ainda estava com o anzol preso na boca no momento do resgate./ Divulgação: 1ª CIPAMB

Espécie em extinção

As tartarugas Tracajá são espécies de quelônios que integram o grupo de animais mais perseguidos da Amazônia, uma vez que os ovos da espécie fazem parte de hábitos culinários na região. As ações de proteção ambiental são feitas no período de desova para coibir a caça e preservar a espécie da extinção.

WhatsApp Image 2021 09 08 at 10.08.39 1Foto: Divulgação 1ª CIPAMB

 

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.