PM realiza aula inaugural do I CARP, em Belém

IMG 2062 1Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

A Polícia Militar do Pará realizou, na manhã desta sexta-feira, 10, a aula inaugural do I Curso de Ações de Radiopatrulhamento (I CARP), voltado aos cabos e soldados que atuam no '1° esforço', com ênfase nos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) adotados pela Corporação.

Além do corpo de alunos e de instrutores do I CARP, a aula inaugural foi prestigiada pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior e pela deputada professora Nilse que, na ocasião, estava representando a Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) e foi homenageada como 'Patrona da 1ª turma do CARP'.

IMG 2021 1Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, foi quem presidiu a solenidade e ministrou a aula de abertura da capacitação, sob o tema: "Planejamento e Estratégias para a redução da criminalidade no Pará", com ênfase nos investimentos em radiopatrulhamento.

"Pelo terceiro ano consecutivo, os órgãos de segurança pública têm conseguido reduzir os índices de violência no Pará, contribuindo para colocar nosso estado em posição de destaque no cenário nacional. A redução expressiva da criminalidade é resultado das ações integradas e estratégicas, além dos investimentos em capacitações, veículos, equipamentos e outros benefícios garantidos pelo Governo do Estado aos nossos agentes de segurança pública", frisou o secretário.

IMG 2044 1Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

O Departamento-geral de Educação e Cultura (Degec) é responsável pela supervisão-geral do I CARP, que é promovido pelo Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) e faz parte de uma série de investimentos em ações formativas.

Depois de terem sido avaliados por inspeção de saúde e de terem sido aptos em teste de avaliação física, 36 policiais militares se credenciaram a participar do I CORP que, além de garantir conhecimento técnico, vai proporcionar uma viagem de estudo para o estado do Piauí, no final do curso.

IMG 2088 1Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

Durante 36 dias, 34 homens e 2 mulheres, passarão por treinamentos intensivos, em um curso que possue carga horária de 250 horas/aula, com previsão de disciplinas práticas como Mediação de Conflitos, Tiro Policial, Direção Tática, entre outros; e teóricas, por meio de palestras sobre diversos temas e conhecimentos jurídicos.

As soldados Pâmela Barbosa e Ariana Santos, que integram o 2° Batalhão, falaram sobre a responsabilidade por serem as duas únicas mulheres a participarem do curso. As militares disseram estar conscientes dos investimentos e da confiança depositada nelas e se comprometeram a dar o máximo de si.

IMG 2066Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

"Não adianta a gente achar que vai melhorar os índices de segurança pública, fazendo mais do mesmo, por isso nós temos investido cada vez mais em capacitação e treinamento aos nossos policiais militares. Dessa forma, esperamos que o I CARP seja um sucesso, assim como foi I Curso Operacional de Radiopatrulhamento, que estava voltado aos sargentos e oficiais. Exemplos recentes de que a PM busca garantir um padrão de excelência na qualidade do serviço prestado à sociedade paraense", concluiu, o Coronel Dilson Júnior.

IMG 2041 1Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.