Projeto “SUME nas Escolas” conclui mais uma formação em Abaetetuba

6c0edd3a 8a84 42a1 ac95 1150490b8f96Divulgação: DGEC



Nesta quarta-feira (15), foi concluída mais uma edição do Módulo I do Curso de Supervisão Militar Educacional – SUME, da PMPA. Desta vez o curso foi ministrado em Abaetetuba, no Nordeste do estado, destinado a policiais militares do Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), professores, técnicos e demais profissionais da Escola Estadual “Irmã Stella Maria”, situada no bairro do Algodoal.

Ao todo, 90 profissionais concluíram com aproveitamento a formação, que teve cerca de 30 horas de atividades e foi coordenada pelo tenente-coronel Leno Carmo, coordenador do SUME e chefe da Seção de Educação Física, Avaliação, Pesquisa e Colégios da PM do Departamento-Geral de Educação e Cultura (DGEC). O evento contou com a participação dos demais membros do DGEC, Capitão Rosa, Cabo Amaral, Soldados Benjamim e Douglas, além do soldado Souza, da CIPOE.

83dfe800 e06d 40eb 820e d6a545c572d7Divulgação: DGEC

Na formação foram desenvolvidos temas como Concepções Gerais e Metodologia do SUME, Projeto Valores e Cidadania e Base Nacional Comum Curricular, Manual do Aluno, Prevenção e Mediação de Conflitos na Escola, além da Legislação Aplicada à Prevenção da Violência Escolar.

“Esta formação constitui o início da preparação dos policiais que atuarão no projeto na escola em Abaetetuba e também objetiva integrar o corpo técnico e docente da escola com os futuros supervisores para a construção conjunta do planejamento das ações da Supervisão Militar, que em breve será definitivamente implantada na escola que vive a expectativa do projeto junto à comunidade escolar”, explica o coordenador do SUME, tenente-coronel Carmo.

d5aaeee1 6ba6 4e2c b959 992cf27ff9d3Divulgação: DGEC

Em Abaetetuba, o projeto é fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado em novembro de 2020 entre a PMPA e a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), contemplando escolas estaduais da capital, Região Metropolitana de Belém, interior do Estado, além de unidades de ensino, onde serão realizadas as ações do Programa Escola Cívico-Militar (PECIM).

O projeto SUME da PMPA é realidade no sul e sudeste do Pará e está em expansão, também, no nordeste, centro-oeste e no sul do estado. Escolas presentes nesses locais, em breve, serão inseridas no Projeto, beneficiando milhares de jovens como no caso das unidades em Marabá, denominada Colégio Militar Rio-Tocantins, ativa desde 2018, e em Canaã dos Carajás, realidade desde 2019.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.