PM conclui capacitação para atuação nas escolas cívico-militares em Belém

A Polícia Militar do Pará concluiu, na sexta-feira (24), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), por meio do Departamento-Geral de Educação e Cultura da PM (DGEC), a primeira edição do Curso de Capacitação para atuação nas Escolas Cívico-Militares para policiais e profissionais da educação.

O curso foi destinado ao efetivo dos Comandos de Policiamento da Capital I e II e da Região Metropolitana, que irão atuar nas unidades de ensino estaduais a serem integradas ao Programa das Escolas Cívico-Militares (PECIM) na capital e RMB. O curso contou com a participação, durante os três dias de formação, da direção e equipe técnica, além de professores das escolas estaduais Waldemar Henrique (Benguí), Francisco Mendes (Icuí Guajará) e Justo Chermont (Pedreira), que serão as primeiras a terem o projeto ativo ainda neste semestre com a volta às aulas presenciais na rede de ensino paraense.

A formação é de 30 horas/aula e aborda temas como Conceitos e Metodologia do PECIM, Prevenção e Resolução de Conflitos, Escola, Família e Educação, Legislação e Violência na Escola, Projeto Valores, entre outros tratados pela equipe do DGEC. À frente das instruções, o chefe da Seção de Colégios da PM, tenente-coronel Leno Carmo, que é o coordenador da implantação da ECIM junto à PMPA. Também deram apoio a capitão Rosa Rodrigues, cabo Christian Amaral e soldados Diogo Benjamin e Efraim Douglas, todos do DGEC, que também atua na implantação do projeto SUME – Supervisão Militar Educacional nas unidades das redes de ensino estadual e municipais.

WhatsApp Image 2021 09 26 at 09.18.51Divulgação: PM

O PECIM é um programa do Ministério da Educação do Governo Federal para a implantação e desenvolvimento das escolas cívico-militares em todo o Brasil, com meta de mais de 250 escolas neste modelo a serem efetivadas até 2022. Lançado oficialmente em setembro de 2019, o programa precisa da adesão dos estados por meio de suas respectivas secretarias de educação, como é o caso da SEDUC, que aderiu ao programa e efetivou, em novembro de 2020 o Acordo de Cooperação Técnica com a PMPA para a atuação dos militares nas escolas de Belém e RMB, além dos municípios de Santarém e Paragominas, que também terão a mesma ação formativa em outubro e novembro deste ano, respectivamente. Para 2022, são esperadas mais escolas a receberem o programa, tanto na RMB, quanto em outras cidades paraenses, sempre da rede estadual de ensino.

Para o coordenador do PECIM na PMPA, tenente coronel Leno Carmo, esta etapa da implantação é fundamental. "O treinamento dos policiais em conjunto com os professores e demais profissionais da educação das escolas contempladas com o programa permite a construção de planejamento conjunto e potencializa a harmonia necessária para que o trabalho nas escolas seja desenvolvido de forma eficaz, em busca tanto da prevenção da violência quanto da melhoria dos índices educacionais, objetivo do PECIM". O coordenador destaca também o desenvolvimento do projeto “Valores”, cuja meta é o cultivo de virtudes como respeito, civismo, empatia, amor à verdade, dedicação aos estudos, etc. junto aos alunos mas extensivo à comunidade escolar, em que o papel e a responsabilidade dos pais e responsáveis é imprescindível.

WhatsApp Image 2021 09 26 at 09.18.51 1Divulgação: PM