PMPA celebra 203 anos com promoções, condecorações e conquistas

IMG 4581Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

Para comemorar os avanços conquistados nos últimos anos pela Polícia Militar e as promoções de praças e oficiais, o Comando da Corporação realizou na manhã desta segunda-feira (27) a solenidade alusiva aos 203 anos da Instituição, no pátio de formatura do Comando-Geral da PM (QCG), no bairro Parque-Guajará, em Belém. Durante o evento, houve também o lançamento oficial do Anuário 2019 e 2020 da Instituição.

IMG 4545Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

O evento militar alusivo à memória de Coronel Antonio Sérgio Dias Vieira da Fontoura, patrono da PMPA, foi marcado por homenagens e condecorações de militares e personalidades civis. A solenidade contou com a presença do Governador do Estado, Helder Barbalho, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social Ualame Machado, o Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, além de outras autoridades.

IMG 3799Fotos: Inês Catarina - VC PM

Promoções

Na ocasião, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 25 de setembro, o Governador do Estado promoveu ao posto imediato pelo critério de antiguidade e merecimento 185 oficiais da Corporação. No mesmo dia, através de portaria, o Comandante-Geral da PM promoveu à graduação imediata 2.704 praças pelos mesmos critérios.

A partir do ato administrativo, os militares alcançam um novo patamar na escala hierárquica da corporação, subindo um degrau na carreira militar. É o caso do 2º Sargento Emanuel Silva do Amaral, integrante do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciap). O militar está há quase 27 anos nas fileiras da corporação e comentou sobre a emoção de alcançar a graduação de 2º sargento.

IMG 4837Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

’É um sentimento de vida, de renovação, de reconhecimento e honra. Hoje eu me sinto honrado por Deus e pelos homens por essa promoção e vitória, que não é só minha, mas de toda sociedade, da minha família e do povo paraense’’, destacou o militar. Além de promovido, ele foi agraciado com a Medalha do Mérito Policial Militar Coronel Fontoura ‘’Grau Cavaleiro’’.

IMG 4750Foto: Talissa Fernandes - VC PM

Condecorações

Como forma de reconhecimento pela contribuição, engrandecimento e desenvolvimento da Corporação em âmbito Estadual e Nacional, a Polícia Militar realizou durante a solenidade a entrega de 289 medalhas da Ordem do Mérito Coronel Fontoura e 413 medalhas de Bons Serviços Prestados para parlamentares, autoridades civis, militares e demais personalidades.

O Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, parabenizou os promovidos e os agraciados no evento, bem como comemorou os números positivos alcançados pela Corporação nos últimos meses. ‘’Este é um momento de alegria para nós, comemorando 203 anos de serviços prestados à população. Fechamos o ano de 2020 como o Estado que mais reduziu a criminalidade violenta em todo Brasil, o que demonstra que os investimentos na segurança pública têm dado resultado’’, destacou o Oficial.

IMG 3965Fotos: Inês Catarina - VC PM

Durante a solenidade, foi realizada ainda uma homenagem póstuma para agradecer os policiais militares que contribuíram com as ações de segurança pública no último ano, mas que faleceram vítimas da covid-19 e da violência. As viúvas dos militares receberam um buquê de flores para materializar o momento simbólico.

IMG 4014Fotos: Inês Catarina - VC PM

Lançamento do Anuário 2019 - 2020

Para registrar as inúmeras ações realizadas pela Polícia Militar nos anos de 2019 e 2020, além de dar ampla divulgação aos trabalhos desenvolvidos, o Comando da Corporação, reunindo informações dos principais setores administrativos e operacionais da Instituição, realizou o lançamento do Anuário 2019 e 2020, com todas as informações relacionadas com a produtividade, aquisição, avanços, iniciativas, grandes operações e outros temas ligados à PM.

O anuário vai servir ainda como instrumento de pesquisa para outras corporações e órgãos, dando pleno exercício à transparência das ações da PM. O primeiro exemplar foi entregue pelo Coronel Dilson Júnior ao Governador do Estado Helder Barbalho.

‘’Festejamos estes 203 anos da PMPA, uma corporação fundamental para trazer paz para a nossa população. E o momento de mais este ano a nossa PM poder estar ampliando o efetivo seu efetivo com concurso público, investindo em viaturas, e políticas de fortalecimento da instituição para que melhor possamos servir e proteger. Certamente esta é nossa missão e isto é fundamental para a paz de todo povo do Pará’’, frisou o Comandante e Chefe da PMPA, Governador Helder Barbalho

IMG 4715Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

Para abrilhantar as comemorações dos 203 anos, no encerramento do evento, a Polícia Militar realizou o desfile da tropa representativa da PM em continência ao Governador do Estado, com a participação da Banda de Música da PM, o Regimento de Polícia Montada e outras unidades especializadas e operacionais da PM.

Hoje a PM do Pará é uma das únicas instituições do Estado presente nos 144 municípios paraenses, com homens e mulheres que têm como missão precípua manter a ordem pública, da paz social, garantia do pleno exercício dos direitos individuais e coletivos e estabilidade das instituições democráticas.

IMG 5027Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

Baile das Estrelas

Em comemoração aos 203 anos da Corporação, por meio da Casa Militar da Governadoria do Estado do Pará, a PM realizou na noite do último sábado (26) o tradicional Baile das Estrelas. O evento foi realizado na Assembleia Paraense, no bairro do Marco, em Belém, e reuniu policiais e seus familiares.

O momento de confraternização teve início por volta das 21h e foi marcado por elegância, requinte e alegria de todos os presentes. Para abrilhantar ainda mais a festa, o cantor Markinho Duran cantou vários sucessos da cena musical. Durante o evento, oficiais da PM receberam uma taça, e realizaram um brinde para selar o momento e comemorar as conquistas alcançadas pela Corporação no último ano.

IMG 3777Fotos: Inês Catarina - VC PM

DJI 0157Fotos: Renata Costa - SD PM

DJI 0139Fotos Drone: Renata Costa - SD PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.