Alunos do Cas participam do XX Festival de Ópera do Theatro da Paz

Os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (Cas) do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) ''Coronel Moreira'' estiveram no Theatro da Paz, localizado no bairro da Campina, em Belém, para realizar uma programação diferente e fora das salas de instrução. Durante a noite da última quarta-feira (29), os militares apreciaram e assistiram as apresentações do XX Festival de Ópera do Theatro da Paz que trouxe a apresentação II Tabarro de Giacomo Puccini.

O objetivo da visita é romper com a ideia de que os militares estão limitados às unidades, oportunizando aos policiais um momento de contato com a arte e cultura, além de fomentar valores ligados ao gênero artístico teatral, que envolve emoções, drama e musicalidade. Ao todo, 70 policiais, entre oficiais, praças e alunos do Cas participaram do evento.

O 2º Sargento Claudio Nunes, aluno do Cas, esteve pela primeira vez no Teatro da Paz e comentou sobre o momento. ‘’Foi a primeira vez que entrei no teatro da paz. Por meio da Policia Militar eu já havia trabalhado diversas vezes na Praça da República, mas nunca tinha entrado no Teatro. Fiquei muito feliz em ter a oportunidade, uma vez que ações como essa estimulam a cultura e nos mostram um outro lado de nossa Capital, lado que às vezes é restrito a poucos’’, explicou o Militar.

30bda64d 1fb6 4dde 92f3 dab83ac735dfFotos: Divulgação

Para o Tenente-Coronel Arthur Bezerra, Comandante do Cfap, o momento foi enriquecedor. ‘’Estamos acostumados a levar nossos militares em visitas a presídios, centro perícias, entre outros órgãos ligados à segurança pública, mas nunca a um teatro. Pensando nisso, a oportunidade de visita ao local foi de pronto abraçada por nós, e pudemos oportunizar aos nossos alunos essa experiência tão enriquecedora’’, destacou o militar.

O evento fez parte da programação do XX Festival de Ópera do Theatro da Paz, realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Na ocasião, os militares apreciaram a ópera Il Tabarro de Giacomo Puccini.

Il Tabarro significa “O Capote”, uma espécie de capa que o personagem “Michele”, dono do barco, usa e que acaba sendo o clímax da ópera porque algo vai acontecer dentro desse capote. A récita se passa na virada do século XX, em meados de 1900, e é uma história ambientada no cais, em um porto com estivadores. Il Tabarro é uma obra do período do Romantismo que tem como pano de fundo a Paris antiga.

b976c1c7 3927 42d4 aa05 0134a8371af6Fotos: Divulgação

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.