PM lança campanha contra importunação sexual nos estádios 

IMG 5168Renata Costa - SD PM

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), unidade que integra o Comando de Policiamento Especializado (CPE), lançou na noite desta segunda-feira (04) a campanha "Todos Contra a Importunação nos Estádios". O evento de lançamento ocorreu durante a partida entre o Clube do Remo e Coritiba, válida pela 28ª rodada do campeonato brasileiro da série B, disputada no estádio Antônio Baena (Baenão). 

A ideia surgiu durante a realização do I Simpósio sobre Torcidas Organizadas nos Estádios de Futebol do Pará, organizado pelo BPE no mês de agosto, para debater a violência nos estádios paraenses. A questão da importunação sexual se mostrou um tema recorrente entre as integrantes de torcidas organizadas. A partir daí, foram realizados estudos para subsidiar a campanha que tem como principal objetivo esclarecer os torcedores sobre a lei n° 13.718 de 2018, que caracteriza o crime de importunação sexual, bem como a pena prevista e os atos que podem resultar em aumento da pena. Além disso, o dispositivo esclarece como as torcedoras devem proceder para denunciar casos tanto nos campos de futebol quanto fora deles.

 IMG 5207Renata Costa - SD PM

“O embrião dessa campanha surgiu quando realizamos o I Simpósio com as torcidas organizadas e pudemos ouvir sugestões e reclamações, e umas das principais queixas estava relacionada com a questão da importunação sexual sofrida pelas mulheres que frequentam os estádios em nosso Estado. Estendemos a nossa pesquisa para outros grupos sociais e percebemos que a maioria das mulheres que frequentam jogos de futebol já sofreu algum tipo de importunação sexual. Por isso, decidimos desencadear esta ação”, explica o Tenente Coronel Helde Alain Corrêa da Silva, Comandante do BPE.

Um dos públicos alvos da campanha, os homens se mostraram bastante receptivos ao serem abordados pelas responsáveis da distribuição dos panfletos da campanha, como foi o caso do analista de contratos Alexandre Vitorino, que estava no estádio acompanhado de sua filha. Ele falou da importância da ação. “Eu comecei a frequentar os campos de futebol em um tempo que quando as mulheres entravam no estádio e eram duramente xingadas , e como pai de duas meninas eu acho essa campanha contra a Importunação sexual muito importante, principalmente por estimular o respeito dentro dos estádios’’, comentou o torcedor. 

IMG 5174Renata Costa - SD PMA campanha idealizada pelo BPE pode ser concretizada graças às parcerias realizadas com a Casa Civil do Estado, Assembleia legislativa do Estado do Pará, Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Pará, deputada estadual, professora Nilse, Federação Paraense de Futebol (FPF) e o Clube do Remo, que por ocasião do lançamento da campanha, jogou com a logomarca da ação em seu uniforme, além de seus jogadores entrarem em campo com uma faixa da campanha.

A deputada estadual professora Nilse exalta a ação de todos que contribuíram para a realização do evento. "Como Parlamentar estadual, torcedora e mulher eu gostaria de parabenizar, primeiramente, o BPE pela iniciativa e pela preocupação em fazer algo que qualifica a torcida, nós torcedoras que frequentamos o estádio, e essa importunação é percebida de forma recorrente. É muito importante informar a sociedade que essas atitudes, hoje, estão criminalizadas e parabenizar também o Clube do Remo que abraçou essa campanha que precisa da participação de todos para conscientizar sobre a importância de se respeitar o público feminino, não apenas nos estádios, mas em todos locais", conclui a parlamentar.

IMG 5209Renata Costa - SD PM

A campanha será promovida de forma permanente nos jogos do Remo e Paysandu, realizados na capital paraense e, além disso, está prevista uma solenidade na Assembleia Legislativa, onde ocorrerá o lançamento de uma cartilha educativa da campanha "Todos Contra a Importunação Sexual nos Estádios''.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.