14º BPM comemora 28º aniversário com programação junto à comunidade

f35a0459 509b 465e 8a6f 69e734a6274bDivulgação: 14º BPM

Para celebrar o 28º aniversário do Batalhão Cabanos (14º BPM), uma programação diferenciada foi organizada pela unidade, para que a comunidade de Barcarena também participasse das comemorações. No período do dia 18 ao dia 24 de outubro, vários eventos foram realizados dentro e fora do 14º BPM, e um corridão fechou com chave de ouro a série de eventos.

A semana alusiva ao 28º aniversário do 14º BPM foi iniciada no dia 18 com um ciclo de palestras, que contaram com temas relacionados à educação ambiental, educação para o trânsito, saúde feminina, saúde masculina e alimentar. O evento foi voltado para trabalhadores e alunos.

b74aa035 815e 4074 ac75 baea1e6ca873Divulgação: 14º BPM

Ação Social

No dia 19, uma grande ação social foi realizada pelo 14º BPM em parceria com o Município e o setor privado, tendo como público alvo a comunidade. Várias tendas foram montadas na rua Félix Clemente Malcher, em frente ao Batalhão Cabanos, para que os serviços gratuitos fossem oferecidos aos moradores de Barcarena.

Durante a ação, os participantes puderam realizar avaliação nutricional, emissão de documento de identificação, cadastro na tarifa social, avaliação psicológica e odontológica, atendimento jurídico, indicadores de saúde, vacinação, teste de glicemia, avaliação odontológica, aplicação de flúor, atendimento médico, palestras e outros serviços.

Ao todo, foram realizados 517 atendimentos durante a ação social, que foi realizada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população que vive em situação de vulnerabilidade social, além de estreitar laços entre a PM e a comunidade.

57ce1273 c26d 4cea 9705 cc3ad383dc80Divulgação: 14º BPM

Exposição da PM

Também foi realizado pelo 14º BPM uma exposição para o público externo, que contou com a participação do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Grupamento Tático Operacional (GOT) e Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX).

A exposição foi marcada pelo pouso de uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) na área verde do quartel. O momento deixou a criançada agitada e surpresa. Tudo foi registrado pelos presentes com vídeos e fotos.

A semana alusiva ao 28º aniversário do 14º BPM contou ainda com uma manhã ecumênica em ação de graças, onde foram realizados agradecimentos pelos anos de história da unidade militar. Além disso, houve um torneio futebol e uma ação de visibilidade nos bairros de Barcarena.

b9aef3e0 dfb2 475a b2f4 c682e8046354Divulgação: 14º BPM

Cabanos Running

Para finalizar as comemorações, o Comando do 14º BPM, em parceria com o Município e o setor privado, realizou na manhã do último domingo (24) um “Corridão” pelas ruas de Barcarena. Para se inscrever no evento aberto ao público, o candidato precisou levar 2 quilos de alimentos não perecíveis até a sede do Quartel. A quantidade arrecadada será doada posteriormente.

Os participantes se concentraram em frente ao 14º BPM para iniciar o percurso da corrida, que teve a distância de 7 quilômetros. Após percorrerem as vias da cidade, os corredores foram recepcionados na linha de chegada com um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que lançou jatos de água naqueles que queriam se refrescar.

Cerca de 400 pessoas pessoa participaram do corridão. O evento contou com a participação do Comandante do 14º BPM, Tenente-coronel Maurício, o subcomandante, Major Gama, além de outros oficiais e praças da PM.

24fabb37 dae0 44fa 9087 12d0038e75aaDivulgação: 14º BPM