PM celebra parceria para implementação de projetos e obras em Altamira

sume28101

O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, esteve nos dias 27 e 28, no município de Altamira, na região sudoeste do Estado, onde participou da assinatura de convênios que garantiram a parceria entre a PM e a prefeitura do município para a implementação de importantes projetos e obras no município.

Na quarta-feira, 27, foi firmado o convênio com a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal  de Educação (Semed), para a implantação do projeto Supervisão Militar Educacional (Sume), na escola professora Raimunda Mota, no loteamento Bonanza, localizado em uma região com pelo menos cinco comunidades que apresentam vulnerabilidades sociais para crianças e jovens do município. 

sume28103Fotos: CPR VIII

O convênio, que foi assinado pelo prefeito de Altamira, Clodomiro Gomes e pelo Coronel Dilson Júnior, é o quarto celebrado com municípios paraenses e o sexto de implantação do Sume no Estado, cuja unidade pioneira é em Marabá, na região sudeste paraense, no Colégio Militar Rio Tocantins (CMRIO) e vem apresentando excelentes resultados desde sua efetivação em 2018, o que vem despertando o interesse das redes de ensino tanto municipais quanto da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para novas edições da atividade que já é destaque regional de boas práticas na escola. 

O SUME é uma iniciativa que agrega a comunidade escolar com a PM e possibilita várias parcerias e iniciativas que oportunizam ações diversas de prevenção da violência e da criminalidade no espaço escolar, fortalecendo o trabalho educacional, a participação responsável de pais e a escolarização dos jovens estudantes e suas famílias em um ambiente escolar motivador de valores e de resultados significativos no aproveitamento escolar e por extensão, da redução de ocorrências na comunidade do entorno. No evento da quarta-feira muitos pais e responsáveis além de alunos, técnicos e professores da escola Raimunda Mota estiveram presentes que para o Tenente Coronel Carmo,  coordenador geral do Sume é uma mostra significativa do que os bons resultados do projeto no Estado vem despertando, tudo em prol de ajudar os jovens estudantes a escolherem um futuro de desenvolvimento físico, mental e intelectual sadio e comprometido com a paz. 

sume28102Fotos: CPR VIII

Em uma reunião realizada na quinta-feira, 28, que contou com a participação da coordenação do Sume e técnicos da Semed de Altamira, ficou definido que a implantação do projeto terá início de forma efetiva em fevereiro de 2020, quando está previsto o início do ano letivo na rede municipal de ensino.

Ainda no dia 28, o prefeito Clodomiro Gomes e o Coronel Dilson Júnior, assinaram o termo de doação de um terreno da prefeitura para a Polícia Militar, na área será construída a nova sede do Comando Regional de Policiamento VIII (CPR VIII) e da Companhia de Missões Especiais (Cime), no município. O evento contou com a presença de diversas autoridades, personalidades e políticos da região. Entre elas o Coronel Henrique Pereira, comandante do CPR VIII e o deputado estadual Osório Juvenil. A área doada mede aproximadamente 50 mil m2, e foi cedida pelo município para a da unidade que vai melhorar as ações de policiamento e as condições de trabalho dos militares que atuam no município.

sume28104

No final da visita, o coronel Dilson Júnior esteve conhecendo a área, onde será construído um residencial exclusivo para policiais e bombeiros militares que moram na região.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.