Dupla é presa após tentativa de fraude no TAF do concurso público de admissão ao CFP da PMPA

WhatsApp Image 2021 11 02 at 11.31.41Divulgação PM

Uma tentativda de fraude durante a aplicação do Teste de Avaliação Física (TAF) do concurso destinado à admissão ao Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Pará (CFP), foi identificada pelo Núcleo Regional de Inteligência (NRI) na manhã desta terça-feira (2), no município de Santarém, na região do Baixo Amazonas. Duas pessoas foram presas em flagrante no momento da aplicação do TAF.

Por meio de um trabalho integrado entre a Corregedoria-Geral e o Centro de Inteligência (CInt) da PM, os militares conseguiram informações sobre a tentativa de fraude, que iria ocorrer na sede do 3º Batalhão (3º BPM), em Santarém, um dos locais de aplicação da etapa. O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) foi notificado e os militares foram até o local nesta manhã, data de início da aplicação do TAF, e identificaram o suposto candidato no local, que realizou de forma ilegal o teste no lugar de outra pessoa.

WhatsApp Image 2021 11 02 at 11.31.42Divulgação PM

Ao ser questionado, o suposto candidato não soube responder perguntas básicas como o nome da própria mãe. A PM ainda comparou o documento de identificação apresentado com o Formulário de Investigação de Antecedentes Pessoais (Fiap) e verificou que havia discordâncias nos documentos. Logo foi confirmada a tentativda de fraude. O suspeito ainda confessou que fez o teste no lugar de outra pessoa, em razão dela não estar em condicionamento físico para executar os exercícios.

O real candidato selecionado para executar o TAF aguardava do lado de fora do 3º BPM. Ele foi identificado pelos policiais e também confessou o crime, sendo preso em seguida. Ambos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Santarém para a realização dos procedimentos administrativos cabíveis. Um representante do Iades acompanha a apresentação dos suspeitos.

WhatsApp Image 2021 11 02 at 11.31.41 1Divulgação PM

A 4ª etapa do concurso destinado à admissão ao Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Pará começa hoje, dia 2, e segue até o próximo dia 8. A Corregedoria-Geral e o CInt da PM seguem atentos durante a aplicação das etapas, acompanhando os processos para evitar qualquer tentativa de fraude.