Ciepas localiza quatro crianças e adolescentes desaparecidas em Belém

IMG 20211103 WA0021Divulgação: CIEPAS

A Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas) conseguiu localizar duas adolescentes e um casal de irmãos menores de idade que estavam desaparecidos. As ações de busca foram realizadas em diversos bairros de Belém durante os dias 22 de outubro a 1º de novembro.

O caso mais recente aconteceu nesta segunda (1º) e envolveu a dupla de irmãos que vinham de Cametá para um evento religioso em Belém. Ao chegar na cidade destino, a criança e a adolescente perderam-se. A Companhia foi acionada pelo Centro Integrado de Operações (CIOp) e iniciou o trabalho de busca. Durante a procura, os policiais foram informados que os irmãos haviam recebido abrigo e estavam na Travessa Djalma Dutra, no bairro da Sacramenta. A equipe foi ao local indicado e encontrou a dupla que foi encaminhada para o Conselho Tutelar para se reencontrar com os familiares.

As equipes da Ciepas localizaram também uma adolescente que desapareceu na tarde do dia 27, após sair de uma escola pública no bairro Souza. A busca foi feita em parceria com a Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA). O pedido de ajuda foi feito pela mãe da garota, que contou que a jovem havia deixado o colégio com um rapaz.

Os militares descobriram que o garoto morava no Tapanã e foram ao local. Ao chegarem lá, os policiais foram avisados de que a adolescente já teria ido embora e voltava para casa. Quando saiam do local, os agentes da Companhia foram notificados pela PCPA que a jovem estava no distrito de Icoaraci e iniciaram nova diligência. A equipe dirigiu-se para o local e encontrou a adolescente próximo a sua casa.

O terceiro caso atendido pela Companhia foi de uma adolescente que fugiu de casa por conflitos familiares. A unidade foi acionada diretamente por funcionários do Parque Shopping que haviam encontrado a garota que estava desaparecida. Quando chegaram ao centro comercial, descobriram que a jovem tinha fugido da própria casa alegando falta de atenção da mãe. A responsável pela adolescente foi contatada e a garota foi encaminhada para o Conselho Tutelar.

Outras ações

Além da atuação com crianças e adolescentes, a Companhia de Polícia Assistencial também atende outros públicos vulneráveis como idosos e mulheres vítimas de violência. A unidade conta com mais de 70 militares especializados no contato com esses grupos, trabalhando de forma mais humanizada e de acordo com a legislação específica relacionada a essas pessoas. “Além da padronização que nós temos no atendimento a esses grupos, nós também fazemos cursos e capacitações aos demais policiais militares e outras instituições”, contou a major Érika Silva da Costa, comandante da Ciepas.

A Companhia foi a primeira unidade a executar a Patrulha Maria da Penha e atualmente capacita policiais quando o projeto é estendido para outros municípios. A major explicou ainda que há um trabalho preventivo através do contato com a comunidade. “A gente faz a prevenção qualificada através de palestras voltadas à criança e adolescentes, aos pais, às mulheres na questão da violência doméstica e familiar e também aos idosos e os familiares que estejam sofrendo situação de violência”, finalizou a comandante da Ciepas.