PM realiza aula inaugural do VI COR, em Belém

IMG 6983Renata Costa - SD PM

A Polícia Militar do Pará realizou, na tarde desta sexta-feira, 5, a Aula Inaugural do VI Curso Operacional de Rotam e Choque Ligeiro (COR), ano 2021. O capitão Antônio Emanuel, da Rota de São Paulo, foi quem ministrou a aula inaugural durante o evento, que ocorreu na sede do Quartel do Comando Geral, em Belém e contou com a presença do titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado e do Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.

Uma solenidade militar marcou o início oficial das atividades do curso, que será realizado durante 60 dias, com uma matriz curricular de 20 disciplinas, distribuídas em 600 horas/aula. Ao todo, 33 alunos, sendo 29 policiais militares do Estado do Pará, foram selecionados depois de serem aprovados na inspeção de saúde e nos testes de aptidão física.

IMG 7042Renata Costa - SD PM

Agora, eles vão assistir aulas sobre Direitos Humanos, Filosofia de Polícia Comunitária e Fundamentos Jurídicos da Atividade Policial, dentro da sala de aula; e outras disciplinas como Tiro Tático Policial, Operações em Áreas de Selva e Operações de Choque Ligeiro, em ambientes externos, por meio de simulações de como a unidade atua nos centros urbanos e áreas rurais.

"Para integrar a tropa especializada da Rotam e ostentar a boina e o braçal da unidade, o agente de segurança pública precisa passar por essa fase, que é rígida e vai exigir bastante, principalmente do psicólogo. O militar precisa estar ciente que vai enfrentar dificuldades, mas que ele não pode desistir dos seus sonhos" frisou o comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Tenente-coronel Fábio Barra.

IMG 7066Renata Costa - SD PM

"Temos o desafio de preparar o maior curso de radiopatrulhamento tático do Estado do Pará, com alto nível teórico e prático, seja nas áreas de patrulhamento urbano ou rural, visando prestar um serviço de excelência para combater a violência e inibir crimes, com técnica e eficiência", Ressaltou o Comandante-geral da PM, Coronel Dilson Júnior.

Investimentos em cursos e especializações

O VI COR, visa especializar os policiais militares para atuarem em ocorrências complexas ou potencialmente violentas, que extrapolam a capacidade do policiamento ordinário como combate ao crime organizado, escoltas especiais, controle de distúrbio civil, entre outros casos de alto grau de periculosidade.

IMG 7047Renata Costa - SD PM

O secretário Ualame Machado, que presidiu a cerimônia, destacou os investimentos na capacitação dos policiais militares. "Somente neste semestre, essa é a quarta aula inaugural de cursos diferentes que eu tenho a honra de prestigiar na PM. O que só confirma que a nossa proposta dos três Is: Inteligência, Integração e Informação, está sendo colocado em prática na PM nos órgãos que compõem o sistema de segurança pública. Tudo isso, graças aos investimentos realizados pelo Governo do Estado, que tem valorizado a capacitação das forças de segurança pública" concluiu.