Snipers da PMPA concluem Curso de Atirador de Elite no Espírito Santo

WhatsApp Image 2021 11 06 at 14.13.10Divulgação: BOPE

Dois policiais militares que atuam no Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Pará (Bope) concluíram, nesta semana, o III Curso de Formação de Atirador de Elite (CFAE) ofertado pelo Estado do Espírito Santo, no sudeste brasileiro.

Dos 14 agentes de segurança pública que assistiram a aula inaugural do dia 8 de setembro, apenas nove conseguiram concluir depois de 35 dias de estudo e treinamento constante.

O 3° sargento Gilson De Brito e o cabo Rafael Bastos, que atuam há 16 e 12 anos na Corporação, ressaltam que a doutrina do atirador de elite estabelece que, embora o atirador de precisão esteja dentro do cenário de crise, ele precisa estar posicionado em localização estratégica, não ostensiva, de forma a não ser notado por outros agentes e, principalmente, pelo suspeito, causador do evento.

WhatsApp Image 2021 11 06 at 14.13.09

"Vale ressaltar que o sniper precisa de concentração para fazer a visada, controlar a respiração e ter a visão perfeita do cenário de crise e mais importante de tudo, ter comunicação constante com o negociador e gerente de crise. É o atirador de precisão quem vai ter a melhor visão entre todos os agentes, pois a lente do armamento aumenta em até 16 vezes o tamanho do alvo", explica o major Felipe Ayres, que juntamente com os Coronéis Ricardo Neves, comandante de Missões Especiais (CME) e Kléverton Firmino (Bope) acompanhou os dois praças da unidade.

Tratativas para o O I CFAE da PMPA

Nesta sexta-feira, 5, o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, convidou os dois snipers (atiradores de elite) para uma visita de cortesia na sede do Quartel do Comando Geral da PM, em Belém, para saber das experiências e conhecimentos adquiridos pelos praças durante os 35 dias de curso e para projetarem, de forma conjunta, a realização do primeiro Curso de Formação de Atirador de Elite (CFAE) da PMPA, em 2022.

WhatsApp Image 2021 11 06 at 14.13.26Ariel Andrade

"É sempre bom a gente reforçar que o conhecimento não pode ficar restrito a um pequeno grupo de pessoas, apenas. Ele precisa ser expandido e levado para o máximo de militares possível e o comando da Polícia Militar está sempre disposto a investir na capacitação dos seus agentes, sem distinção se é oficial ou praça", frisou o oficial, que defende a realização do CFAE em solo paraense.

"Eu até já consigo vislumbrar um curso com militares paraenses e das forças coirmãs do Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia... Armamento de alta tecnologia, para capacitação, nós temos. São fuzis semiautomáticos de alta precisão, que foram adquiridos na nossa gestão, graças à sensibilidade do Governador Hélder Barbalho, que tem dado prioridade para as demandas da segurança pública", concluiu.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.