Polícia Militar realiza aula inaugural da 1º turma do Curso de Libras

IMG 7187Lucas Nobre - CB PM

Reconhecendo a diversidade dos grupos existentes e a importância da transformação e adequação social, a Polícia Militar do Pará realizou na manhã desta segunda-feira (8) a aula inaugural do 1º Curso Básico de Libras. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação entre a PM e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectec).

A cerimônia foi realizada no auditório da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), no bairro de Nazaré, em Belém. O Curso faz parte do Projeto Caminhos, iniciativa do Gabinete do Comando da Corporação e visa a promoção, qualificação e capacitação profissional dos servidores públicos, seus familiares e a sociedade.

IMG 7195Lucas Nobre - CB PM

Com uma carga horária de 40 horas, o 1º Curso Básico de Libras será ministrado para 31 policiais e tem como principal objetivo propiciar conhecimento a acerca da importância da Língua Brasileira de Sinais. Esta modalidade gestual-visual é composta pela combinação de sinais e expressões faciais que substituem a língua na modalidade oral auditiva e é voltada para a comunidade surda brasileira.

1º Curso Básico de Libras será realizado em parceria com a EGPA e vai contar com aulas expositivas dialogadas, debates, dinâmicas de socialização e atividades práticas em grupo e individuais. Durante as aulas, um material didático e audiovisual será disponibilizado para facilitar o aprendizado da língua.

IMG 7147Lucas Nobre - CB PM

A docente Carla França, professora que vai ministrar o curso, avaliou como importante ação e reforçou que pra ela este aprendizado tem um grande valor para a comunidade surda. ‘’Esta iniciativa é relevante por estar diretamente ligada à inclusão. Os surdos, por terem direitos como todos nós, precisam ter essa oportunidade, porque a Libras está dentro da lei 10.436/2020, e desde então há uma necessidade de capacitação não só da PM, mas de toda a sociedade’’ enfatizou.

A aula inaugural contou com a presença do titular da SECTET, professor Carlos Maneschy, o Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, a Diretora Geral da EGPA, Evanilza Marinho, o Coronel Getúlio Júnior, chefe do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), além de outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, a Diretora Geral da EGPA aproveitou a oportunidade para expressar sua satisfação em poder colaborar com a iniciativa. ‘’Este curso é uma oportunidade para melhorar a prestação de serviços para toda a população paraense. Para a Escola de Governança, cumprir nossa missão de qualificar os servidores públicos por meio desta formação, em parceria com a Polícia Militar, é uma alegria. Esperamos construir um projeto que alcance ainda mais servidores, em todo o Estado’’, destacou.

IMG 7167Lucas Nobre - CB PM

O principal objetivo da iniciativa é permitir que durante o serviço operacional, seja em acionamentos, ocorrências, pedidos de socorro e outros contatos, os militares estejam capacitados para atender o público surdo, e solucionar as necessidades relacionadas com a segurança pública.

O titular da SECTET, professor Carlos Maneschy, fez o uso da palavra e relembrou a importância que o Governo do Estado dá para a qualificação e capacitação dos profissionais e servidores, a fim de que eles possam bem servir a sociedade, sobretudo para os que mais precisam.

‘’Esta é uma capacitação importante na vida dos policiais, mas outras precisam ser também continuadas para que os membros da PM possam estar todos bem preparados para responder às demandas que se modificam de forma célere, e que precisam ser percebidas para que a gente possa de fato responder a missão precípua de cada um de nós, que é servir muito bem ao público’’, acrescenta.

IMG 7185Lucas Nobre - CB PM

Os policiais militares participantes deste primeiro curso foram enviados pelos Comandos Operacionais Intermediários (Coint's) inseridos na Região Metropolitana de Belém. Após a conclusão do curso, eles devem atuar como multiplicadores do conhecimento nos respectivos batalhões.

O Comandante-Geral da PM destacou a importância do curso para a PM e a sociedade. ''Nós ficamos felizes em iniciar o primeiro curso do Projeto Caminhos com esse curso de libras, capacitando os militares para a linguagem de sinais e atendendo uma demanda de um público específico. Com isso, nós esperamos que outras capacitações ocorram para que a gente possa ter 100% da nossa tropa capacitada para atender o público portador dessa necessidade especial’’ finalizou o Oficial.

IMG 7169Lucas Nobre - CB PM

Projeto Caminhos

1º Curso Básico de Libras de libras faz parte das ações do Projeto Caminhos, que tem o objetivo de contribuir com a redução da vulnerabilidade policial militar, facilitar e ampliar o acesso ao microcrédito, contribuir no aumento da renda familiar por intermédio da participação ativa dos cônjuges e familiares dos policiais militares, melhorar a qualidade de vida da família policial, entre outras finalidades.

IMG 7205Lucas Nobre - CB PM

Idealizadora da iniciativa e esposa do Comandante-Geral, Sue Anne Mourão conta sobre a satisfação de ver o Projeto Caminhos ganhando força e assim melhorando a vida do policial militar. ‘’Com os cursos em andamento, o Policial Militar, seu familiar e a sociedade, podem caminhar livremente empreendendo, podendo melhorar a renda da família, sua saúde mental e sua saúde como um todo, garantindo assim mais descanso’’, concluiu.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.