PM realiza o 1º Curso de Ações de Águia de Motopatrulhamento e o 1º Curso de Escolta Águia

IMG 7264Lucas Nobre - CB PM

A Polícia Militar realizou a cerimônia da aula inaugural do 1º Curso de Ações de Águia de Motopatrulhamento e o 1º Curso de Escolta Águia Policial Militar, na tarde desta segunda-feira (8), no Quartel do Comando-Geral da PM, em Belém. As instruções serão realizadas por meio do Departamento-Geral de Educação e Cultura da Corporação (Dgec).

1º Curso de Ações de Águia de Motopatrulhamento é voltado para a doutrina de motopatrulhamento da PM, instituída pelo 28º Batalhão, e envolve os procedimentos operacionais padrão, premissas de polícia de aproximação, policiamento ostensivo direcionado e repressão qualificada aplicada no contexto do dia a dia do policial.

IMG 7245Lucas Nobre - CB PM

O Escolta Águia PM é um curso de batedor policial militar com foco na legislação e doutrina de escolta. Praças e oficiais selecionados foram até o exército, qualificaram-se e agora trazem uma versão de um curso de escolta baseado na doutrina do exército, porém voltado para a atividade policial.

O curso será ministrado pelos militares do 28º BPM e visa aperfeiçoar a atuação dos policiais e assim elevar a qualidade do serviço prestado à sociedade. O Comandante do Batalhão Águia, Tenente-Coronel Glauco Mourão, explicou que os cursos serão realizados de forma simultânea, de modo a garantir a o conhecimento necessário para as duas esferas de atuação.

IMG 7267Lucas Nobre - CB PM

‘’São dois cursos em um, uma iniciativa excelente da Degec, pois aproveitou as instruções que seriam de ambos os cursos, e possibilitou a conexão para que ficasse apenas um curso, qualificando o policial duplamente. Isso traz um retorno positivo para o militar, pois ele se sente muito mais capacitado, a partir de ter dois cursos no mesmo período’’ destacou o Oficial.

O curso terá a duração de 41 dias com uma carga horária de 370 horas-aulas e vai contar com uma viagem de estudos para a Polícia Militar do Ceará. Ao todo, 43 policiais militares de 7 Comandos Operacionais Intermediários (Coint’s) da PMPA participam, além de 1 Guarda Municipal e cinco policiais da tropa da Polícia Nacional Equatoriana.

IMG 7257Lucas Nobre - CB PM

Na ocasião, o Comandante-Geral da PM reforçou a importância da capacitação profissional para a atuação da PM. Estamos concedendo a oportunidade de aprimoramento técnico-profissional não só aos nossos policiais, mas também estendendo às coirmãs, o que representa uma troca importante para nossa corporação, ’’ enfatizou o Oficial.

IMG 7275Lucas Nobre - CB PM

Também participaram da cerimônia o Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ronald Botelho, o Comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Pedro Celso, o Comandante do Comando de Policiamento da Capital I, Coronel Getúlio Júnior, além de outros oficiais e praças da Corporação.