Região Integrada do Capim é a 7ª Risp a receber o Projeto Segurança Por Todo o Pará

806bd532 0389 4da0 a354 d59417a0c808Divulgação: CPR VI

Ouvir os anseios de quem está diariamente na linha de frente da segurança pública e buscar formas de melhorar os serviços prestados à população são os objetivos dos gestores das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, do Departamento de Trânsito e do Centro de Perícias Renato Chaves . Todos participaram da instalação do Projeto Segurança Por Todo o Pará, realizado nesta quarta-feira (17), no município de Paragominas, na região Sudeste, sede da 7ª Região Integrada de Segurança Pública.

O projeto, idealizado pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (Sago), ocorreu no auditório do Comando de Policiamento Regional VI (CPR VI), reunindo profissionais dos municípios de Aurora do Pará, Dom Eliseu, Mãe do Rio, Ipixuna do Pará e Rurópolis.

c8939efe 6176 47f2 88cf 6a3d34a0c58bDivulgação: CPR VI

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, ressaltou que a "presença de todos os gestores hoje aqui demonstra a envergadura do projeto. Das 13 Risps do interior, esta é a 11ª que o projeto chega, que já tiveram o trabalho iniciado, faltando apenas as Risps de Soure e Capanema", informou, acrescentando que "ontem nós detectamos que a Região Metropolitana de Belém, que reúne 30% da população paraense, registrou quase mil mortes a menos, ao comparar o período de janeiro a 15 de novembro dos anos de 2018 e 2020. É esta diminuição de crimes que também queremos que ocorra no interior”.

Cispeds Capim - Na ocasião foi instalado o Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social-Capim (Cisped), no qual os representantes, de forma integrada, deverão continuar os trabalhos, priorizando a integração e somando forças por melhores condições de trabalho e serviços prestados à população.

72e9f4d8 b315 4a49 a1e0 7666322a5c30Divulgação: CPR VI

À tarde, e no dia seguinte, os profissionais locais participaram de oficinas promovidas pela Diretoria de Prevenção da Criminalidade (Diprev). As oficinas vão contemplar quatro eixos de atuação: Repressão qualificada com foco no infrator, Prevenção social com foco no meio, Gestão e governança e Defesa social com foco na vítima.

"Com base no que é construído coletivamente, uma matriz de ações é consolidada para compor o plano tático operacional do projeto e ser inserido no Cisped-Capim para ser colocado em prática”, explicou o secretário adjunto da Sago, coronel Alexandre Mascarenhas.

ceae3f65 6dc5 46b3 a294 f84a51d4db25Divulgação: CPR VI