Polícia Militar conclui o VII Curso de Tropa Montada

IMG 8097Foto: Rebeca Rocha - VC PM


Dezoito novos cavalarianos concluíram, na manhã desta sexta-feira (19), o VII Curso de Tropa Montada 2021 (VII CTMON), realizado pelo Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Pará. O curso capacitou os cabos e soldados concluintes para atuarem de forma qualificada na modalidade de policiamento montado, uma das mais tradicionais da PM.

Ao todo, foram dois meses e meio de instruções práticas e teóricas realizadas, de forma inédita, dentro e fora do estado, com alunos de unidades operacionais da PMPA e uma soldado do estado do Amazonas. Os participantes tiveram simulações de reintegração de posse urbana e rural, instrução de operações rurais e sobrevivência em ambiente de selva, instrução de choque ligeiro, patrulhamento tático, abordagem e técnicas de baixa letalidade.

As disciplinas abordaram equitação policial militar, policiamento montado, noções de doma, armamento, munição e tiro, atendimento pré-hospitalar em situação de confronto, noções de choque montado, entre outras. O curso proporcionou, ainda, visitas técnicas às polícias militares do Distrito Federal e de São Paulo.

“Por ser um policiamento bastante específico, é importante que o policial militar tenha conhecimento para lidar com o animal e saber bem empregá-lo”, explica o comandante do RPMont, tenente-coronel Rodrigo Tanner, anfitrião da solenidade.

Primeiro colocado no curso, o soldado Christian Miller, que já atua na Cavalaria, conta que seu primeiro contato com o cavalo foi na Polícia Militar e que conquistar o primeiro lugar foi uma surpresa. “Eu realmente não esperava. Antes de vir para o Regimento eu não sabia montar, comecei quando cheguei aqui, e para mim, foi uma paixão. O cavalo é um animal surpreendente, foi uma sintonia à primeira vista”, comentou o policial. Os soldados Anselmo Oliveira e Mayara Modesto conquistaram o 2º e o 3º lugar do curso, respectivamente. A turma de formandos recebeu o nome do 2º sargento Jadson Aleixo Ferreira, formado na primeira edição do Curso de Tropa Montada e reconhecido pela tropa pelo respeito e camaradagem.

A solenidade de formatura ocorreu na pista de salto Coronel PM Faustino, na sede do Regimento de Polícia Montada, e foi presidida pelo chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald Botelho, que parabenizou o Comando de Missões Especiais pelo planejamento e execução do VII CTMon. “Foi um curso bastante técnico, mas que exigiu dedicação, cuja premiação foi a conclusão dos 18 formandos. Meus parabéns pelo esforço diário e que tem como prêmio, como bem disse o tenente-coronel Tanner, não mais policiais da Cavalaria, mas policiais de Cavalaria”, discursou o Chefe do Estado-Maior.

 

IMG 7803Foto: Rebeca Rocha - VC PM

IMG 7795Foto: Rebeca Rocha - VC PM

IMG 7722Foto: Rebeca Rocha - VC PM

IMG 7879Foto: Rebeca Rocha - VC PM

IMG 7747Foto: Rebeca Rocha - VC PM

IMG 8141Foto: Rebeca Rocha - VC PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.