Militares participam de capacitação para prestação de contas

IMG 7211Fotos: Rebeca Rocha - VC PM

| A qualificação é uma iniciativa da Controladoria Interna da PMPA

A fim de dar celeridade na prestação de contas e despesas no âmbito da Polícia Militar do Pará (PMPA), a Controladoria Interna (CI), realizou na manhã desta quarta-feira (24), a primeira fase da capacitação voltada para militares que lidam com o processo de prestação de contas. O evento ocorreu no auditório do Comando-Geral da PMPA, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, e contou com a participação de 44 militares.

Durante a capacitação, os policiais puderam conhecer mais sobre as principais demandas da Controladoria Interna, além das normas e procedimentos para prestação de contas de diárias no Processo Administrativo Eletrônico (PAE) e ainda como deve ser feita a prestação exata de contas referentes à suprimentos de fundo, diárias eletrônicas e jornadas extraordinárias, por exemplo.

IMG 7179Fotos: Rebeca Rocha - VC PM

O evento foi presidido pelo atual chefe da Controladoria Interna, coronel Adenilso Júnior, e teve como instrutores o atual chefe da Divisão de Ensino da PM, o major Rusimüller e o soldado Pedro, que também colaborou com as instruções.

IMG 7143Fotos: Rebeca Rocha - VC PM


Otimização do tempo

De acordo com o coronel Adenilso, a capacitação se trata de um trabalho preventivo de orientação que não só trará celeridade ao processo de prestação de contas como reduzirá possíveis incorreções como: falhas no preenchimento de dados, erros de digitação e preenchimento de planilhas que causam retrabalho e atrasam a tramitação dos procedimentos.

“Mais do que cobrar, nos preocupamos em fazer um trabalho de orientação, de caráter pedagógico como uma forma de subsidiar e dar suporte ao militar que fará a prestação de contas dos recursos que ele recebeu. Para que assim faça o uso correto da coisa pública”, explica o comandante da CI. Ainda de acordo com o Oficial, a expectativa é que os 106 militares que irão participar dos dois dias de capacitação sejam como “multiplicadores de conhecimento”, repassando aos demais colegas de trabalho as devidas orientações aprendidas durante a qualificação.

A capacitação que iniciou hoje com a primeira turma de 44 alunos segue até esta quinta-feira (25), e deve receber mais 62 militares na segunda turma.

IMG 7203Fotos: Rebeca Rocha - VC PM

IMG 7168Fotos: Rebeca Rocha - VC PM

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.