PMPA inicia tratativas para novos convênios de supervisão militar nas escolas

IMG 20211126 WA0020Divulgação PMPA

No período de 22 a 25 de novembro, a Polícia Militar realizou diversas visitas técnicas, reuniões, orientações e tratativas para novos convênios com prefeituras de municípios do Estado, com foco na implementação do projeto Supervisão Militar Educacional em escolas das redes públicas de ensino no interior do Pará. Desta vez, Igarapé Miri e Breu Branco deverão ser contempladas com o projeto em 2022.

A equipe do Departamento Geral de Educação e Cultura da PM (Dgec), onde está construído o projeto Sume, visitou inicialmente Igarapé Miri e foi recebida pelos secretários e demais técnicos da prefeitura, além da direção e funcionários da escola municipal Professora Eurídice Soares Marques de Sousa, onde deverá ser implantado o projeto em 2022.

IMG 20211126 WA0018Divulgação PMPA

Também estiveram presentes o comando da PM local, major Rômulo da Silva, o comandante do 31º BPM, Tenente-Coronel Hilton Menezes e o Comandante do Comando de Policiamento, Coronel Viana. Durante o encontro, foi visitado o espaço da escola que passa por uma reforma e ajustes gerais e que tem sua inauguração prevista para março do ano que vem, quando o projeto Sume também vai iniciar na rede local de ensino.

Na sequência das atividades, a equipe da Seção de Colégios Militares do DGEC, à frente o Tenente Coronel Carmo foi até Breu Branco para uma visita técnica em escolas pré-selecionadas para receberem o projeto. Na ocasião, foi escolhida a escola municipal Gonçalo Vieira, importante referência do ensino municipal, uma vez que é a unidade de educação básica mais antiga da cidade e que concluirá sua reforma e adaptação em 6 de dezembro, quando será devolvida à comunidade já ampliada e capaz de atender mais de 1.000 alunos.

Em Breu Branco, a equipe do Dgec foi recebida pelos secretários da cidade e pelo presidente da Câmara Municipal e demais professores da escola, direção e coordenação pedagógica e técnicos municipais, além da presença do prefeito de Breu Branco, Flávio Mezzomo, que acompanhou a visita técnica na escola e presidiu a reunião com a equipe do Dgec.

IMG 20211126 WA0019Divulgação PMPA

O comando da Polícia Militar na localidade, tenente M. Oliveira, também participou da ocasião, onde foi apresentado com mais detalhes o projeto Sume, orientando os próximos passos para a celebração do convênio que iniciará assim a implantação na rede municipal em Breu Branco também, em 2022.

O projeto Supervisão Militar Educacional Sume é uma iniciativa da PMPA, criado em 2017, que está ativo em duas escolas no Estado: no Colégio Militar Rio Tocantins em Marabá e no colégio Ronilton Aridal, em Canaã dos Carajás. Este último, ainda neste bimestre, terá o convênio renovado com a PMPA para mais dois anos de atividades com vistas à ampliação do projeto em mais unidades de ensino do município, da mesmo forma como é a proposta em Marabá.

O Sume já está conveniado nos municípios de Tailândia e Altamira, em parceria prefeituras e PMPA, além de Belém e Abaetetuba, por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), e compõe o trabalho de prevenção da violência e da criminalidade nas escolas, além de fomento à cultura de valores e aspectos comportamental-disciplinar, de cidadania e apoio nas atividades didático-pedagógicas nas escolas, juntamente com o programa Escola Cívico-Militar – PECIM, este do Governo Federal por meio do Ministério da Educação que é realidade no Pará em 6 escolas, sendo 4 na capital e RMB e em Santarém e Paragominas. Para 2022, a previsão é que os programas ECIM e o projeto SUME, somados, cheguem a 20 escolas públicas contempladas.