PM inaugura barbearia e engraxataria em homenagem ao engraxate Ildemar Santana Teixeira

IMG 8753Sarah Barbosa - VC PM

A Polícia Militar inaugurou na tarde desta sexta-feira (26) a reforma do novo espaço da engraxataria e barbearia do Comando-Geral da PM, que carinhosamente levou o nome do engraxate Ildemar Santana Teixeira, profissional que desde o início da década de 90 prestou serviços para integrantes da Corporação.

 

O momento da inauguração do espaço contou com a presença do Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, o chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Pedro Celso, além de outros oficiais e praças da corporação.

IMG 8674Sarah Barbosa - VC PM

O novo espaço foi completamente reformado para receber os policiais que integram o Quartel do Comando-Geral da PM (QCG) e garantir maior conforto durante os atendimentos. A sala reestruturada passou por ajustes elétricos e agora conta com pintura nas paredes, climatização, iluminação e portas de vidro.

IMG 8680Sarah Barbosa - VC PM

A obra teve início por volta do dia 15 de novembro com um custo aproximado de 23.725 mil reais. No local, três profissionais vão disponibilizar serviços de engraxate, barba e corte de cabelo com custos mais vantajosos para policiais militares.

IMG 8746Sarah Barbosa - VC PM

Na ocasião, o Comandante-Geral da PM entregou para a filha do Ildemar Santana, Edilene Teixeira, um certificado de agradecimento. Emocionado, o Coronel DIlson Júnior comentou sobre o significado da homenagem. ‘’Para nós esse certificado tem muito valor, pois o Santana era muito querido por todos nós, e pra mim em particular, desde quando eu ingressei na minha carreira, ele sempre foi prestativo e caprichava no seu trabalho’’, relembrou o Oficial.

IMG 8731Sarah Barbosa - VC PM

Uma entre os sete filhos de Ildemar Santana, Edilene Teixeira conheceu o novo espaço onde por anos o seu genitor sempre trabalhou com simpatia. Contadora e mãe de uma criança, ela recorda com saudade a história do pai e comenta sobre a emoção de participar do momento.

IMG 8793Sarah Barbosa - VC PM

‘’Nós não sabíamos que o meu pai era tão querido por todos. É muito gratificante pra gente como família receber essa homenagem voltada para o meu pai, que nos deixou há dois meses. A saudade não passa, mas o que nos conforta é saber que ele mora com a gente e vive nas nossas memórias e lembranças’’, frisou Edilene.

IMG 8766Sarah Barbosa - VC PM

O engraxate Ildemar

Santana Teixeira ou “Santana”, como era carinhosamente conhecido pelos militares, nasceu na capital paraense e teve contato com forças militares desde 1957, quando serviu ao Exército Brasileiro. Na PMPA, ele passou a oferecer seus serviços para os alunos da Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura, no início da década de 90.

Durante esse período, teve contato com várias turmas de oficiais e praças, pois também ofertou seus serviços no CFAP e 25º Batalhão da PM, este último sediado em Mosqueiro, distrito onde morou por um longo tempo. Durante sua jornada na PM, ele chegou a ser agraciado com honrarias e medalhas dentro da Corporação.

Em 30 de setembro deste ano, Santana faleceu, mas nos deixou um legado de simplicidade, dedicação e profissionalismo. Ele sempre será lembrado pelas amizades que cativou, pelo carinho e amor com que trabalhava visando sempre a perfeita apresentação pessoal dos militares.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.