Grupamento de Prevenção Ativa do 24º BPM se prepara para as Usinas da Paz do Bengui e Cabanagem

241Foto: Divulgação/24º BPM


A inauguração das usinas ocorre no próximo dia 20 e faz parte do programa TerPaz, do Governo do Estado.


Policiais do Grupamento de Prevenção Ativa (GPA) do 24º Batalhão realizaram, na tarde desta terça-feira (30), visitas técnicas às Usinas da Paz (UsiPaz) dos bairros Bengui e Cabanagem. As visitas foram um preparativo para as ações a serem desenvolvidas pela PM nesses bairros, auxiliando na aproximação da Polícia Militar com a comunidade.

Durante as visitas, a equipe do GPA conversou com o diretor das UsiPaz, coronel Marcos Lopes, e com o gerente de obras da Usina da Paz do Bengui, Jhon Brito. No encontro, foi discutido o patrulhamento ostensivo da PM no entorno das Usinas e a necessidade de policiamento intensificado durante a noite. As obras de construção das UsiPaz estão em fase final e são realizadas durante 24h.

Para aprimorar o trabalho a ser desenvolvido, a equipe visitou também a Usina da Paz do Icuí, que já está em funcionamento. O encontro serviu para alinhar as estratégias de policiamento para as outras duas usinas que serão inauguradas.


De acordo com o sargento Francisco Neto, integrante do GPA, desde 2020 o 24º BPM tem ido aos espaços onde serão as novas Usinas da Paz para coletar dados sobre essas áreas. Ele explicou também que as visitas desta terça-feira, em especial a do Icuí, vão subsidiar a atuação da PMPA nas UsiPaz que serão inauguradas.

"O GPA está atuando diariamente no entorno dessas usinas (do Bengui e Cabanagem), fazendo visitas técnicas e de prevenção. Com a inauguração, vamos realizar, junto à comunidade visitas técnicas de prevenção, de segurança e ambiente, ou seja, coletar as informações pertinentes para o policiamento da área e caso necessário, fazer a repressão” explicou.

Ainda de acordo com ele, o Grupamento atuará juntamente com as Usinas, através do Núcleo de Estatística de Análise Criminal (NEAC), fazendo o levantamento da mancha criminal (identificação das áreas com maior incidência de crimes), além das solicitações de moradores nessas áreas vulneráveis e mais, com o intuito de aproximar a população da Polícia Militar. Atualmente, o GPA do 24º BPM é coordenado pelo tenente Jherith Gomes e possui nove policiais militares treinados para lidar como promotores em prevenção ativa.
.
O Grupamento de Prevenção Ativa é composto por policiais militares, capacitados como promotores em prevenção ativa, com o propósito de realizar ações de policiamento de proximidade nas circunscrições de suas respectivas unidades operacionais. Na prática, o GPA envolve reuniões comunitárias, visitas de prevenção, visitas técnicas de segurança, efetivação das redes comunitárias de segurança, instruções do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e iniciativas comunitárias para a escola.

 

242Foto: Divulgação/24º BPM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.