1° Batalhão intensifica ações de policiamento no bairro da Pedreira

WhatsApp Image 2021 12 19 at 11.21.13Divulgação: 1º BPM

Responsável por sete bairros de Belém, o 1º Batalhão tem deflagrado diversas operações policiais para coibir delitos em sua área de abrangência, com foco na prevenção de roubos, furtos e homicídios. O bairro da Pedreira, por exemplo, o 2º mais populoso da capital, conta com seis tipos de operações, que ocorrem com diferentes objetivos e horários, para intensificar o policiamento ostensivo, buscando a redução da criminalidade nesses locais.

WhatsApp Image 2021 12 19 at 11.21.31 1Divulgação: 1º BPM

Nas primeiras horas do dia, o Batalhão deflagra no bairro da Pedreira a operação “Alvorada”, para prevenir, sobretudo, furtos e roubos. “A ação surgiu a partir da necessidade de fazer frente ao alto volume de circulação de pessoas que se deslocam aos seus afazeres matinais”, explica a comandante da unidade, tenente-coronel Simone Chagas.

WhatsApp Image 2021 12 19 at 11.21.14Divulgação: 1º BPM

A operação "Feira Segura", deflagrada pela manhã, intensifica o policiamento com rondas ostensivas nessas áreas do bairro. Já à tarde, é por meio da operação "Comércio Seguro" que os policiais militares realizam fiscalização de bares, restaurantes e mercados.

WhatsApp Image 2021 12 19 at 11.21.31 2Divulgação: 1º BPM

A "Medida Protetiva", deflagrada entre a tarde e a noite, tem como público-alvo os policiais que residem no bairro e, de alguma forma, precisam contar com o apoio da Polícia Militar, pela natureza de sua profissão. A operação ocorre com rondas ostensivas nos endereços repassados por esses policiais militares.

Todos os dias, das 17h às 23h, a operação "Polícia Mais Forte" mantém viaturas posicionadas estrategicamente em locais previamente definidos como de maior necessidade. Policiais que atuam no Quartel do Comando-Geral reforçam a ação. A travessa Mauriti, rua Antônio Everdosa e avenida Pedro Miranda concentram alguns desses pontos.

WhatsApp Image 2021 12 19 at 11.21.32Divulgação: 1º BPM

O 1° Batalhão também deflagra, durante a madrugada, a operação "Prevenção de arrombamentos a estabelecimentos comerciais e residências", com rondas ostensivas e abordagens a suspeitos, realizadas até as primeiras horas do dia.

Aos finais de semana, de acordo com a comandante da unidade, a atenção se volta às casas noturnas e bares, e o policiamento é modulado para atender às determinações do decreto que visa à prevenção da Covid-19, por meio da operação "Tolerância Zero".

Todos os locais, horários e objetivos das operações têm como base os dados apontados pela mancha criminal, levando em consideração os pontos mais críticos da Pedreira.

"É importante lembrar que o cidadão pode colaborar com a Polícia Militar através do número telefônico 190 para emergências e com denúncias anônimas, através do 181. O 1° Batalhão se coloca à disposição", destaca a tenente-coronel Simone Chagas.

Além da Pedreira, o 1° BPM é responsável pelos bairros da Sacramenta, Marco, Miramar, Barreiro, Telégrafo e Maracangalha.