PM realiza campanha ambiental ‘’É Tempo de Piracema’’ em Vigia de Nazaré

IMG 9531Matheus Soares - SD PM

A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO) e o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) realizou na manhã desta terça-feira (21) a campanha ambiental ‘’É Tempo de Piracema’’, no município de Vigia de Nazaré, no nordeste do Estado. A concentração da ação, que tem como objetivo inibir e orientar pescadores sobre a pesca durante o período defeso, ocorreu na Praça do Pescador, por volta das 9h.

IMG 9520Matheus Soares - SD PM

Durante a ação, a PM realizou a entrega de panfletos com orientações acerca da pesca neste período e os prejuízos para o meio ambiente, bem como os critérios exigidos para os pescadores que retiram do peixe o seu sustento. O material ilustrativo também dá dicas de como denunciar e detalha que a pesca neste período é considerada crime ambiental.

IMG 9510Matheus Soares - SD PM

A piracema ocorre no período de chuva, que em grande parte do país se dá entre 1 de novembro a 28 de fevereiro do ano seguinte. Por isso, determinadas espécies de peixes enfrentam grandes jornadas rio acima a fim de garantir um local adequado para sua desova e alimentação.

IMG 9521Matheus Soares - SD PM

“Este período do ano os peixes estão em deslocamento justamente para questão da sua reprodução, sendo por isso proibida a pesca predatória para algumas espécies, para e evitar que haja o decréscimo da população, o que pode ocasionar possivelmente a extinção da espécie”, explicou o Tenente-Coronel Roberto, subcomandante do Comando de Policiamento Ambiental (CPA).

Ainda segundo o oficial, é em razão desse fenômeno que acontece o pedido de defeso, onde a pesca para algumas espécies é proibida, sendo permitido apenas a pesca para subsistência.

IMG 9505Matheus Soares - SD PM

O Comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM) Capitão Helton Pinheiro também participou da ação, junto com agentes da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Vigia de Nazaré. Os militares percorreram toda a orla para realizar a entrega dos panfletos.

Uma lancha será utilizada para fiscalizar a pesca durante este período. A Campanha Ambiental: É Tempo de Piracema é uma ação da PM em parceria com a Núcleo de Relações com os Municípios e Entidades de Classe (Nurmec).

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.