Workshop do CPC I aborda policiamento direcionado e boas práticas administrativas e operacionais

WhatsApp Image 2021 12 23 at 11.30.59Foto: Amanda Menezes - CB PM

O Comando de Policiamento da Capital I encerrou, nesta quinta-feira (23), o 2º Workshop sobre a Evolução do Policiamento Ostensivo Direcionado e as Boas Práticas Administrativas e Operacionais do CPC I. O evento, realizado na sede do órgão, em Belém, reuniu cerca de 35 oficiais e praças que atuam no 1°, 2°, 20°, 27° e 28° Batalhões.

A ideia de promover o segundo workshop do ano veio da necessidade de avaliar o trabalho que foi desempenhado pelo CPC I de 2019 até novembro de 2021, além de estudar as melhores estratégias de policiamento para 2022. A troca de informações entre os policiais militares também permite que os participantes possam absorver práticas bem-sucedidas adotadas por outras unidades.

As palestras abordaram atividade de Inteligência, análise criminal e o direcionamento do policiamento ostensivo, ações do Núcleo de Análise Criminal, atendimento de ocorrências às mulheres vítimas de violência doméstica, entre outros assuntos.

WhatsApp Image 2021 12 23 at 11.29.43Foto: Amanda Menezes - CB PM

Ao fim de 2021, o Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) completa o terceiro ano consecutivo de redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que envolvem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. De acordo com o comandante do CPC I, os principais responsáveis por essa redução são a informação qualificada, o planejamento e o controle. “Com a informação qualificada, nós fazemos o planejamento das ações e das operações nos cinco batalhões com base na mancha criminal. Daí fazemos o controle, para saber se aquilo que foi planejado está acontecendo e por último fazemos a avaliação do que está sendo executado. A pergunta ‘está dando certo’? tem que ser respondida. Fazemos isso semanalmente”, explica o comandante de Policiamento da Capital I, coronel Getúlio Rocha, que também destaca a valorização do policial militar como fator relevante. “Eu fiz um levantamento e em 2021 nós ofertamos capacitação, treinamento e palestra para 1.641 policiais. Houve militar que passou por duas ou três capacitações. Isso deixa o policial mais técnico, mais motivado para trabalhar”, complementa o coronel.

Para 2022, segundo ele, o desafio é manter a sequência de redução da criminalidade. “A resposta para continuar diminuindo os índices de violência são os workshops. Sabemos onde queremos chegar e para chegar lá, precisamos entender quais operações e boas práticas administrativas e operacionais serão utilizadas a partir de 1º de janeiro de 2022”, afirma.

O Comando de Policiamento da Capital I é responsável pelo policiamento ostensivo em 27 bairros da capital, incluindo os três mais populosos de Belém. Sua população aproximada é de 1 milhão de habitantes.

WhatsApp Image 2021 12 23 at 11.29.46Foto: Amanda Menezes - CB PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.