BPA apreende 1750 caranguejos durante época de pesca ilegal

Foto: ASCOM SEMAS

 

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) participou nesta segunda (3) da operação para fiscalizar e combater o comércio ilegal de Caranguejo-uça. Durante a ação, realizada em 17 feiras de Belém e Ananindeua, as equipes recuperaram 1750 crustáceos que serão devolvidos ao habitat natural.

Foto: ASCOM SEMAS

A fiscalização foi realizada nas feiras de São Brás, Pedreira, avenida Rômulo Maiorana (antiga 25 de Setembro), Cabanagem, Panorama XXI, Marambaia, Entroncamento, Terra Firme, Guamá, Jurunas, Cremação e Barreiro. Já em Ananindeua, policiais estiveram na feira do Jaderlândia, Nova República, Três Corações, Guanabara e Cidade Nova.

Foto: ASCOM SEMAS

A ação foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), com apoio do Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio) e foi feita para cumprir a portaria 325/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que proíbe a caça dos caranguejos durante alguns dias no início do ano. Esse período, chamado defeso, protege os animais que estão em tempo de reprodução e, ao sair das tocas para acasalar, se tornam presas mais vulneráveis.

Foto: ASCOM SEMAS

No Pará, o primeiro período de defeso iniciou nesta segunda-feira e terminará no sábado (8). Durante esses dias, a pesca é proibida e, para vender ou transportar animais pescados anteriormente, os comerciantes precisam apresentar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) uma relação detalhada sobre seu estoque e obter uma autorização com o órgão.

O defeso também deve ocorrer entre os dias 2 e 7 de fevereiro, 3 e 8 de março e 19 e 24 de março.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.