PM inicia 1º Curso de Corneteiro da Corporação

corneteiro100101

A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), deu início na manhã desta segunda-feira (10), ao 1º Curso de Corneteiro da Polícia Militar do Pará. A aula inaugural, que ocorreu no auditório do Comando Geral da PM, em Belém, foi presidida pelo Comandante-Geral da Corporação, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior e contou com a presença do Chefe do Estado Maior Geral da PM, Coronel Marcelo Ronald Botelho de Souza, o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel, Pedro Paulo dos Santos Celso, o Coronel Albernando Monteiro da Silva, Chefe do DGEC, entre outros oficiais e praças da instituição, Além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA) e da Guarda Municipal de Belém (GMB).

O curso foi criado com o objetivo de habilitar os policiais militares no domínio de conhecimento e habilidades e atitudes pertinentes ao manuseio da corneta, além de capacitar os militares nas diversas atividades inerentes às atribuições da função e promover o desenvolvimento da capacidade técnico-profissional do agente como Corneteiro da PM. Para isso o curso, que contará com a participação de 45 alunos oriundos de diversas unidades da PM, dois integrantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e um da Guarda Municipal de Belém (GMB). A carga horária será de 240 horas divididas em cinco disciplinas.

coneteiro100103

A aula inaugural foi ministrada em forma de palestra pelo Major RR do Corpo de Bombeiros do Amapá, André Nazareno da Costa Garcia, que abordou o tema “A Importância dos Toques Militares, o Corneteiro como músico militar”. O instrutor aproveitou para parabenizar a Instituição pela realização do curso para habilitar seus agentes para atuar nesta função que tem uma importância histórica para as instituições militares. “A PM do Pará está de parabéns por essa brilhante iniciativa em valorizar a classe de corneteiros que tem uma relevância muito grande para todas as Corporações militares”, ressaltou o palestrante.

corneteiro100102

O Coronel Dilson Júnior explica que investimento realizado para a realização do curso, como a aquisição de cornetas, pagamentos de diárias e alojamentos para os alunos que são do efetivos de unidades do interior do Estado, representa mais um passo que o governo do Estado dá em direção a valorização e capacitação para os agentes da área da segurança pública, além de proporcionar para a corporação condições de resguardar as tradições do militarismo que são inerentes às Corporações militares.

“O Planejamento deste curso teve início antes do início da pandemia de Covid-19, os efeitos da doença no Estado, nos obrigou a adiar a realização do curso, contudo agora que praticamente 100% da tropa está imunizada, mesmo tendo que manter todas as medidas preventivas, decidimos que este era o momento certo para esse curso ocorrer, principalmente por que com o passar do tempo percebemos que a PM vem perdendo a sua condição de instituição militar devido aos nossos costumes, nossas tradições de militarismo terem ficado em segundo plano”, finaliza o Comandante-Geral da PM.

corneteiro100104

corneteiro100105