O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças “Coronel Moreira” (Cfap) realizou na manhã deste sábado (22) a solenidade que marca a entrada simbólica dos novos alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) pelos portões da unidade escola. O evento ocorreu no Cfap, localizado no Complexo Operacional da PM, no bairro do Souza, em Belém.
Para dar início à solenidade, a aluna CFP Ana Clara, que conquistou o 2º lugar geral no concurso, apresentou o efetivo dos alunos para o Tenente-coronel Arthur Silva, Comandante da unidade. Com a permissão do Oficial, 878 praças especiais, entre 790 do sexo masculino e 88 feminino, entraram pelos portões do Cfap, oficializando de forma simbólica o início de uma jornada em busca da formação policial militar.
Todo o efetivo dos alunos se posicionou no campo, acompanhado dos oficiais e praças da unidade. A Banda de Musica da PM também marcou presença no evento.
Durante o evento, o Tenente-Coronel Arthur Silva fez o uso da palavra e lembrou os alunos sobre a importância da incondicional dedicação ao curso, que é uma etapa de extremo valor na carreira dos militares. Segundo o oficial, tudo que será ensinado durante os meses do curso vai reverberar para o resto da vida dos alunos, sendo por isso indispensável o total empenho de todos no CFP.
Por fim, os alunos participaram de um culto ecumênico na área verde do Cfap, que marcou o fim da semana de ambientação do curso. Durante o momento religioso e de reflexão dos presentes, foi ministrada a palavra de Deus e entoadas canções. O culto foi finalizado com uma oração.
Pela primeira vez na história da PM, em Belém, o Cfap é composto por 20 pelotões, divididos em dois prédios do Cfap. Além da unidade, o curso ocorre de forma simultânea em outros 24 polos espalhados pelas regiões do Estado.
Solidariedade
Os alunos do CFP participam desde a última sexta feira (21) de um ato solidário em parceria com a Fundação Hemopa. Os futuros soldados da PM estão realizando doação de sangue, para auxiliar pacientes hispitalizados que necessitam do fluído de valor ímpar para o funcionamento do corpo humano.
A unidade móvel do Hemopa está realizando a coleta de sangue em frente ao Cfap nos sábados. As doações terão continuidade nos próximos dois sábados, e ocorrem também em outros pólos de formação.
O ato de camaradagem, considerado valor inerente ao policial militar, motivou o aluno Izaías Guimarães do 6º pelotão a doar sangue. “É importante termos sensibilidade com as pessoas que estão hospitalizadas e precisando de sangue, ja que, às vezes, as instituições encontram dificuldade de encontrar doadores”, finalizou o aluno.