Polícia Militar dá início ao VIII Curso de Tropa Montada

IMG 0457Foto: Ariel Andrade - VC PM

Capacitar oficiais e sargentos para o policiamento montado e para repassarem conhecimentos sobre a didática da instrução montada são os objetivos do VIII Curso de Tropa Montada 2022 (VII CTMon), realizado pelo Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar. O comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior, participou da aula inaugural, realizada na tarde desta segunda-feira (24), no auditório do Comando-Geral, em Belém.

O curso tem previsão de 600 horas/aula e será dividido em três módulos. No primeiro, denominado "Escola do cavaleiro", os alunos aprendem a montar. No segundo, a “Escola do cavalo”, eles devem ensinar aos cavalos novos o adestramento necessário para serem cavalos policiais e no terceiro, os alunos vão formar conjuntos de policiamento com seus respectivos equinos. Os futuros novos cavalarianos também devem fazer uma visita técnica ao Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Rio de Janeiro e à Escola de Equitação do Exército Brasileiro, entidades tradicionais nesta área do conhecimento.

“Todo o esforço se faz necessário para termos uma formação melhor em termos de estrutura, logística e transmissão de conhecimento para os nossos alunos, o que faz com que o nosso curso de Tropa Montada da PMPA seja um dos cursos mais completos do Brasil, referência na formação e aperfeiçoamento de novos cavalarianos”, explica o comandante do Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Rodrigo Tanner.

IMG 0472Foto: Ariel Andrade - VC PM

Os nove alunos que iniciam o curso são lotados, atualmente, no RPMont, no Estado-Maior Geral da PM, na 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (2ª Cime), em Santarém, e no 27º Batalhão, em Belém. A palestra da aula inaugural foi ministrada pelo tenente-coronel Claudio Goggia, comandante do 4º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, do Rio Grande do Sul, que abordou o tema “Atuação da Tropa Montada em Controle de Distúrbios Civis”. O capitão Ramiro Noronha é o coordenador do VIII CTMon.

“Nós temos colhido os frutos desse investimento porque estamos investindo naquilo que é mais importante para a nossa corporação, o policial militar. Investimos para que ele tenha o que há de melhor a nível de equipamento, informação, capacitação. E tudo isso retorna para a corporação na medida em que se presta um serviço de excelência para a sociedade paraense e é isso que nós queremos”, pontuou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior. O comandante também anunciou, em primeira mão, que está sendo finalizado o projeto de construção do prédio administrativo do RPMont com recursos totalmente garantidos no orçamento do Estado em 2022.

No final de 2021 o Regimento adquiriu 70 equinos que, após os devidos procedimentos, passam a compor, junto aos cavalarianos, conjuntos de policiamento ostensivo.

IMG 0500Foto: Ariel Andrade - VC PM

IMG 0550Foto: Ariel Andrade - VC PM

 

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.