Governo entrega maternidade canina, equipamentos e viaturas para o Batalhão de Ação com Cães da PM

IMG 9574Foto: Edson Costa - SGT PM

 

Na tarde desta segunda-feira (07), a Polícia Militar do Pará,  inaugurou, na sede do Batalhão  de Ações com Cães (BAC), em Belém,  a primeira maternidade canina da corporação. O evento contou com a presença do governador Helder Barbalho, do titular da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, do comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, o chefe do Estado-Maior, Coronel Marcelo Ronald, Oficiais comandantes de unidades da PM na região metropolitana, além de outras autoridades civis e militares do Estado.

Além da maternidade canina que  dispõe de equipamentos técnicos especializados como aparelho de ultrassonografia, incubadora neonatal e equipamentos laboratoriais e cirúrgicos, O BAC também foi contemplado com a construção de 30 boxes com solários, o de serão alocados os novos cães e duas viaturas adaptadas para o transporte de cães durante as operações e a inauguração de obras de melhoramentos na estrutura física da unidade. O governador aproveitou a oportunidade para realizar duas novas ambulâncias para o Comando Militar de Saúde.

O Comandante-Geral da PM, afirma que a criação da maternidade canina do BAC vai contribuir com o combate à criminalidade em todo Estado, principalmente nas ações de combate ao tráfico de drogas. "A inauguração da maternidade do BAC é um passo muito importante para evoluir as nossas ações de combate ao tráfico de drogas. A partir de agora nós poderemos fazer a reprodução dos cães, utilizando nossas matrizes e com isso reproduzir nossos cães dentro da maternidade e, após períodos de treinamento, transferir os cães que estiverem aptos para atuar nos 144 municípios do Estado fortalecendo o   combate eficaz a diversos crimes", pontua o Coronel Dilson Júnior.

IMG 9583Foto: Edson Costa - SGT PM

 

O delegado Ualame Machado,  também ressalta a importância da participação de cães treinados para o êxito das ações de segurança pública e fala dos investimentos realizados pelo governo para melhorar  as condições de trabalho no BAC, tanto para as pessoas quanto para os animais. "É mais um importante avanço do Batalhão Ações com Cães da Polícia Militar. A entrega desta maternidade irá possibilitar não só a reprodução dos animais, de forma adequada, com todos os equipamentos necessários, mas também espalhar os cães por todo o Estado. Além disso, entregamos duas viaturas adequadas para que os animais possam ser transportados dentro dos padrões, tanto de higiene quanto de segurança para que possam participar das ações,então o BAC ganha um grande reforço de mais de 2 milhões de reais, entre reforma da unidade, a maternidade, o solário, equipamentos, viaturas especiais para que a gente possa expandir a ação e ter cães especializados não no combate ao tráfico, mas também de explosivos, em busca de pessoas para que possamos expandir cada vez mais expandir esse trabalho", explica o secretário de segurança pública do Estado.

“Estamos fortalecendo a estratégia do uso de animais do canil da PM e com a qualidade desta estrutura, vamos garantir  um ambiente adequado para zelar e cuidar, seja dos nossos profissionais, mas também compreender que os nossos cães também fazem parte da Corporação. Todos fundamentais na estratégia de buscar drogas e nas atividades de segurança pública e, por isso, festejar, a entrega do Batalhão de Ações com Cães, agora reestruturado, com maternidade e com todas as condições que permitirão um bom acondicionamento, mas também a reprodução, possibilitando uma economia importante para a Polícia Militar. E ficamos mais contentes em poder entregar mais duas ambulâncias para a PM, agora são dez que foram entregues na nossa gestão para incrementar nossa estratégia de saúde para com os nossos colaboradores da PM, com isso fortalecer a proteção em saúde para os militares”, concluiu o governador do Estado, Helder Barbalho.

IMG 9527Foto: Edson Costa - SGT PM

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.