PM realiza formatura da 1ª turma do curso de corneteiro da Corporação

IMG 20220208 WA0002Lindiany Baia - Ten Cel PM

A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), realizou no início da noite desta segunda-feira (07), a solenidade de formatura dos militares do 1º Curso de Corneteiro da Banda de Música e Sinfônica da Polícia Militar do Pará. A cerimônia ocorreu no auditório do Comando Geral da PM, em Belém, foi presidida pelo Comandante-Geral da Corporação, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior e contou com a presença do Chefe do Estado Maior Geral da PM, Coronel Marcelo Ronald Botelho de Souza, o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel, Pedro Paulo dos Santos Celso, o Coronel Albernando Monteiro da Silva, Chefe do DGEC, entre outros oficiais e praças da instituição, Além de familiares dos formandos.

IMG 20220208 WA0001Lindiany Baia - Ten Cel PM

43 agentes de segurança, sendo 40 policiais militares, dois bombeiros militares e um guarda municipal de Belém, conseguiram a concluir o curso e estão capacitados com o domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes pertinentes ao manuseio da corneta, além de preparados para atuar nas diversas atividades inerentes às atribuições da função e para promover o desenvolvimento da capacidade técnico-profissional do agente como Corneteiro da PM.

Entre os formandos está a cabo Jackelyne Matos, a militar do efetivo do Comando Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), é a  primeira a possuir o curso de corneteiro no estado e a segunda no país, fala que se sente muito orgulhosa por fazer parte da 1ª turma de corneteiro da PM. “Eu me sinto muito orgulhosa em poder participar dessa primeira turma, por todo esforço que fizemos para chegar a este momento de podermos comemorar nossa formatura junto com nossos amigos e familiares, fico feliz por ser, a partir de hoje a primeira mulher, policial feminina nesta função entre as instituições militares do Pará e a segunda no Brasil. Gostaria apenas de agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para que pudéssemos chegar até aqui”, ressalta a policial militar.

IMG 20220208 WA0000Lindiany Baia - Ten Cel PM

O Coronel Dilson Júnior explica que investimento realizado para a realização do curso, como a aquisição de cornetas, pagamentos de diárias e alojamentos para os alunos que são do efetivos de unidades do interior do Estado, representa mais um passo que o governo do Estado dá em direção a valorização e capacitação para os agentes da área da segurança pública, além de proporcionar para a corporação condições de resguardar as tradições do militarismo que são inerentes às Corporações militares.

IMG 20220208 WA0003Lindiany Baia - Ten Cel PM

“O Planejamento deste curso teve início antes do início da pandemia de Covid-19, os efeitos da doença no Estado, nos obrigou a adiar a realização do curso, contudo agora que praticamente 100% da tropa está imunizada, mesmo tendo que manter todas as medidas preventivas, decidimos que este era o momento certo para esse curso ocorrer, principalmente por que com o passar do tempo percebemos que a PM vem perdendo a sua condição de instituição militar devido aos nossos costumes, nossas tradições de militarismo terem ficado em segundo plano”, finaliza o Comandante-Geral da PM.