Ciepas comemora 30 anos com histórico de proteção aos mais vulneráveis

IMG 20220402 WA0030Lindiany Baía - Ten Cel PM

Crianças, adolescentes, idosos e mulheres (em especial, àquelas que sofrem ameças ou violência doméstica), integram o público-alvo de atuação da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas) da Polícia Militar, unidade que integra o Comando de Policiamento Especializado (CPE) e que completou nesta semana, 30 anos de serviços prestados à sociedade paraense. Uma solenidade militar alusiva ao aniversário da Ciepas foi realizada nesta sexta-feira (1°), em uma igreja evangélica localizada no bairro de São Brás, em Belém.

IMG 20220402 WA0025Divulgação: Ciepas

Buscando o reconhecimento da meritocracia, das práticas das boas ações de camaradagem e a manutenção das tradições e dos aspectos da cultura policial militar, a Ciepas condecorou policiais militares e autoridades do poder público estadual e municipal que têm trabalho de forma integrada e estratégica com a unidade em prol dos grupos mais vulneráveis.

Entre outros reconhecimentos, foram realizadas as entregas de certificados, Moedas Comemorativas dos 30 Anos da Ciepas e Láurea do Mérito Pessoal; além de homenagens aos policiais veteranos que passaram para a reserva remunerada e, também, para os militares da unidade que mais se destacaram nos serviços operacionais e administrativos; e Ocorrência de maior relevância em 2021 - parto de emergência realizado por três militares dentro de um carro de aplicativo, na rodovia Augusto Montenegro, em Belém.

Ciepas, 30 Anos na defesa dos mais vulneráveis

A Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas) trabalha diuturnamente compromissada com a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, aplicando técnicas policiais modernas, privilegiando o diálogo, e utilizando o escalonamento da força, por meio de técnicas não letais de intervenção policial, evitando a todo custo o resultado contrário à vida, com ênfase na proteção da parte mais frágil da sociedade: crianças, adolescentes, idosos e mulheres.

IMG 20220402 WA0029Lindiany Baia - Ten Cel PM

Nos últimos meses, a Polícia Militar, por meio do Departamento-Geral de Educação e Cultura (Degec), promoveu a capacitação da tropa da Ciepas no atendimento policial à mulher vítima de violência doméstica e familiar. Uma extensão do policiamento especializado, assistencial e de acolhimento, que visa conscientizar os agentes da instituição militar a desenvolverem um olhar mais humano e cidadão.

"Nos últimos anos formamos nossos policiais no curso de ações preventivas especializadas, o qual traz ao profissional a capacidade de atender a criança e adolescente em situação de risco ou em conflito com a lei. Também houve a capacitação no atendimento à mulher vítima de violência doméstica. Sobre este último fato, comemoramos ano passado seis anos de efetivação da Patrulha Maria da Penha. Com a qualificação de nossa tropa temos a expertise em atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social", frisou a comandante da Ciepas, major Erika Costa.

IMG 20220402 WA0026Divulgação: Ciepas

Investimentos

No último dia 8 de março, durante as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, a Ciepas, por meio da Patrulha Maria da Penha, recebeu das mãos do governador Hélder Barbalho uma viatura específica para atendimento de ocorrências que envolvam as mulheres. Ela já está em pleno funcionamento e visa garantir a defesa e proteção das mulheres vítimas de agressões e ameças.

WhatsApp Image 2022 04 02 at 16.01.51Lindiany Baia - Ten Cel PM