O município de Bragança, localizado na região nordeste do Estado, é famoso pela praia de Ajuruteua e pelos inúmeros igarapés e balneários existentes na região e que atraem muitos visitantes. Por isso, a região foi escolhida para receber as ações da Operação "Semana Santa 2022" realizada pelo governo do Estado com a participação dos órgãos de segurança pública, entre eles a Polícia Militar.
A PM irá atuar por meio do 33° Batalhão da Polícia Militar (33° BPM), a unidade recebeu o reforço de 44 policiais militares oriundos de unidades da região metropolitana de Belém e do Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII), com sede no município de Capanema. Os agentes serão empregados nas diversas modalidades de policiamento, a pé e motorizados e permanecerão na região durante todo o período do feriado prolongado.
O efetivo de reforço será distribuído entre os municípios de Bragança, Augusto Corrêa e Tracuateua, onde realizarão, conjunto com as equipes locais, operações Barreira, Incursão e Saturação com abordagens a veículos e pessoas nas principais vias de acesso aos municípios. Além disso, também atuarão de forma preventiva na praia de Ajuruteua, que é o balneário mais visitado na região durante os feriados e nos principais pontos turísticos da região que tiveram a visitação liberada com a diminuição dos casos de covid-19.
O Comandante do 3º BPM, Coronel André, Acompanhado do Subcomandante Major Davison, receberam, na última quinta-feira (14), os militares e repassaram as diretrizes da unidade para a diminuição de crimes como o tráfico de drogas, homicídios, roubos e furtos entre outras ações criminosas que tendem a crescer, proporcionalmente ao aumento do números de visitantes na região.