PM inaugura Centro de Capacitação e assina Termo de Cooperação com prefeitura de Tucuruí

tucurui1804Fotos: Divulgação/PMPA

Autoridades civis e militares participaram na tarde desta segunda-feira (18), da inauguração do Centro de Capacitação e Instrução “CB Demétrio, durante o evento que ocorreu na sede do 13º Batalhão da Polícia Militar (13 BPM), foi presidido pelo Comandante-Geral da PM, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para viabilizar a implementação Projeto SUME, que será realizado em parceria da PM com a prefeitura do município de Tucuruí, na região sudeste do Estado.

Além do Coronel Dilson Júnior, participaram do evento o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Pedro Paulo dos Santos Celso, o Chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), Coronel Albernando Monteiro da Silva, o Comandante do CPR IV, Coronel Renato Dumont , o Tenente-Coronel Jonildo de Castro Teixeira, Comandante do 13º BPM, Alexandre Siqueira, Prefeito de Tucuruí, além de outras autoridades da região.

13bpm1807Fotos: Divulgação/PMPA

Uma Formatura Militar marcou a entrega das instalações do Centro de Capacitação e Instrução CB Demétrio. A reforma do bloco de salas de aulas é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Tucuruí e o governo do Estado, por meio da Polícia Militar, Com a inauguração, o 13º BPM ganha uma estrutura que garante um espaço organizado que garante melhores condições de trabalho para os professores e de aprendizado para os alunos. Atualmente uma turma com 136 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), que após formados irão reforçar o policiamento em Tucuruí e em outros municípios da região como Novo Repartimento, Pacajá, Goianésia do Pará e Breu Branco.

13bpm180412Fotos: Divulgação/PMPA
Durante o evento a cidade de Tucuruí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi assinado o Termo de Cooperação Técnica que regulamenta a parceria entre a prefeitura do município e a Polícia Militar para a implementação do Projeto Supervisão Militar Educacional (SUME), da PMPA, integrante do Programa Ações Policiais Militares nas Escolas, do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), da Corporação. O próximo passo será o início das visitas técnicas e demais providências para a implantação do projeto.

“Estamos muito contentes por estar hoje no município de Tucuruí, por dois motivos especiais, primeiramente pela inauguração do Centro de Capacitação que irá contribuir para a formação dos novos militares que, após formados, irão contribuir no policiamento em Tucuruí e em outros municípios da região. A obra é um reflexo da sensibilidade do prefeito que percebeu a necessidade de uma reforma no espaço e abraçou a parceria que resultou nesta obra que estamos inaugurando hoje. Além disso, hoje estamos assinando o Termo de Cooperação Técnica, que vai viabilizar o início das atividades da Escola Cívico Militar, em Tucuruí, a cidade será o 6º local a implementar o projeto que tem o objetivo de formar cidadãos de bem proporcionando educação de qualidade e reforço escolar” explica o Comandante-Geral da PM.

13bpm180409Fotos: Divulgação/PMPA

13bpm180405Fotos: Divulgação/PMPA