Regimento de Polícia Montada celebra o “Dia da Arma de Cavalaria”

cav100504Fotos: Renata Costa - SD PM

O Dia da Arma de Cavalaria foi celebrado pelo Regimento de Polícia Montada nesta terça-feira (10), com uma cerimônia realizada na sede do Regimento. A data também marca o aniversário de 28 anos da unidade, que é considerada a mais tradicional da Polícia Militar. A solenidade militar foi presidida pelo comandante de Missões Especiais, coronel Sérgio Neves.

A Cavalaria da Polícia Militar do Pará foi criada em 1817, antes mesmo da criação da corporação, mas em 1994 o então Esquadrão de Cavalaria passou a se chamar Regimento de Polícia Montada. O dia 10 de Maio, lembrado pelo Exército Brasileiro com a data de nascimento do patrono da Arma Ligeira, o Marechal de Exército Manuel Luís Osório, também foi escolhido como a data de aniversário do RPMont.

cav100503Fotos: Renata Costa - SD PM

“O Regimento de Polícia Montada da PMPA, é a unidade policial militar mais antiga da nossa corporação, e perpetua nos dias de hoje a memória e a história da Cavalaria Miliciana do Grão-Pará que, desde o ano de 1817, vem contribuindo com as ações de segurança pública e defesa social do nosso Estado. Inspirados em nosso patrono, como bons cavalarianos, sempre deveremos servir com simplicidade, determinação e coragem em nossas missões”, destacou o comandante do RPMont, tenente-coronel Rodrigo Tanner.

Durante a solenidade, militares foram condecorados com a Medalha “Ordem do Mérito Tiradentes”, uma das maiores comendas da Polícia Militar, dedicada a personalidades, civis ou militares, que tenham se destacado. Também foram entregues na cerimônia a Láurea do Mérito Pessoal, destinada aos policiais militares com mais de 10 anos de serviços prestados. O Regimento também agraciou personalidades que apoiam o trabalho desenvolvido pela unidade, entregando a elas o diploma de “Amigo da Cavalaria” e as que colaboram direta ou indiretamente com as atividades desenvolvidas pela unidade, com a entrega do Brasão Histórico do RPMont.

cav100508Fotos: Renata Costa - SD PM

“A habilidade da Cavalaria não cabe a qualquer um. A pessoa tem que carregar isso no seu íntimo, no seu ser. É uma vocação singular, ímpar. Por isso, é preciso destacar a importância da Cavalaria, para a sociedade, para o policiamento ostensivo, principalmente, pelo choque psicológico que essa modalidade causa no oponente”, concluiu o comandante de Missões Especiais, coronel Sérgio Neves.

cav100505Fotos: Renata Costa - SD PM

cavalaria100501Fotos: Renata Costa - SD PM

cav100502Fotos: Renata Costa - SD PM

cav100509Fotos: Renata Costa - SD PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.