PM realiza aula inaugural de cursos de Motopatrulhamento e Escolta Policial Militar

cmp100501Fotos: Renata Costa - SD PM

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), realizou na tarde desta terça-feira (10), no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da Corporação, em Belém, a solenidade Militar alusiva a aula inaugural do I Curso de Operações Águia de Moto Patrulhamento da e do II Curso de Escolta Policial Militar. A mesa, que foi presidida pelo Comandante-Geral da PM Coronel Dilson Júnior, contou com a presença do Chefe do Estado Maior- Geral, Coronel Marcelo Ronald. o Diretor do Departamento Geral Educação e Cultura (DGEC), Coronel Albernando da Silva, o Coronel Pedro Paulo dos Santos Celso, Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), entre outro oficiais da PM. O evento ainda teve a presença de oficiais e praças da PM, além de representantes da Guarda Municipal de Belém do Departamento de Trânsito do Pará (Detran).

O curso tem como objetivos ensinar para os alunos as técnicas e doutrinas de motopatrulhamento, os procedimentos operacionais padrões, adotados pela PM do Pará, operar os armamentos, equipamentos e veículos utilizados no policiamento ostensivo, orientar a adotar uma postura ética, legal e técnica e conhecer técnicas, doutrinas e a legislação relacionadas com a Escolta Policial Militar. Para tanto o curso contará com uma carga horária de 456 horas/aula, entre curso e estágio operacional em outros estados, divididos em 59 dias.

cmp100502Fotos: Renata Costa - SD PM

Os cursos contarão com 28 alunos oriundos de unidades da PM,  da região metropolitana e do Interior do Estado, além de representantes das Guardas Municipais de Belém e Castanhal, Departamento de Trânsito do Pará (Detran), e três militares da Polícia Nacional do Equador. A aula inaugural foi realizada em forma de palestra, que foi ministrada pelo Chefe do Estado-Maior Geral da PM, Coronel Marcelo Ronald e pelo senhor Carlos Alberto Mazzé, um dos precursores do 1º Batalhão de Motocicletas da Rocam do Estado de São Paulo. Durante o evento os palestrantes foram homenageados pela organização dos cursos com um simbolo do curso entregue pelo Coronel Dilson Júnior.

cmp100504Fotos: Renata Costa - SD PM

O Comandante do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), unidade responsável pela coordenação dos cursos, Coronel Getúlio, fez uma apresentação para mostrar aos presentes os resultados alcançados pelo CPC I, na redução dos índices de criminalidade na capital e demonstrou a importância da atuação do motopatrulhamento, bem como, dos investimentos realizados na valorização e capacitação da tropa. “Em um período de aproximadamente dez meses essa é a sétima vez que estamos dando início a um curso para capacitar nossa tropa nas diversas modalidades de policiamento utilizadas pela nossa corporação no combate a criminalidade onde a nossa corporação atua, isso demonstra muito mais que os investimentos feito pelo governo de Estado na tropa,  isso representa a ação e o trabalho árduo de diversas Diretorias e Departamentos que em um trabalho conjunto tornam possível a realização desses cursos que além de valorizar, capacitam nossos agentes, e o resultado disso,  gente sente quando percebe o serviço de qualidade que a PM presta para a sociedade paraense que se nota com clareza na reduções apresentadas nos índices de criminalidade”, ressaltou comandante do CPC I.

cmp100506Fotos: Renata Costa - SD PM

Para o Chefe do DEGEC, Coronel Albernando Monteiro da Silva, também ressalta a importância da capacitação dos agentes e cita o grande número de ações que têm sido realizadas pelo alto comando da PM nos últimos três anos e que conseguiu alcançar com êxito o efetivo da corporação. “ A nossa Polícia Militar, nos últimos três anos se tornou uma grande escola, nunca antes tivemos um número tão elevados de capacitações como os demonstrados pela nossa estatísticas que apresentam a quantidade de ações normativas continuadas, como está sendo iniciada agora, pelo menos 60% do nosso efetivo já participou de pelo menos duas capacitações das realizadas pela PM nos últimos três anos”, afirmou o oficial.

“Mais uma vez estamos aqui para presidir a mesa de uma cerimônia alusiva a uma aula inaugural de um curso realizado pela PM. Estamos muito contentes em ver que todo investimento que estamos fazendo em capacitação para a nossa tropa está retornando com a excelência do serviço que está sendo prestado para a sociedade e pela redução continuada que o Pará vem apresentando nos números da criminalidade. Temos neste curso representantes de có-irmãs tanto do nosso estado quanto de outras unidades da federação e até instituições internacionais, como é o caso dos agentes da Polícia Nacional do Equador. Isso mostra o reconhecimento dos nossos cursos perante as outras instituições e tenho certeza que este também manterá o nosso padrão de excelência”, finalizou o Comandante-Geral da PM.

cmp100503Fotos: Renata Costa - SD PM