2ª CIPM participa de curso de capacitação para o combate à violência doméstica

Com objetivo de capacitar o efetivo da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (2ª CIPM), com sede no município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém, o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social (Ideso) realizará, entre e os dias 22/06 e 02/07, o Curso de Preparação de Abordagem para Atender Mulheres Vítimas de Violência. 

No curso, que será ministrado por meio de palestras, os militares  participarão de atividades relativas à temática do atendimento de mulheres vítimas de violência  doméstica, abordando a Lei do Feminicídio, Lei da Importunação, Abuso de Autoridade, Técnicas de Abordagem para Atendimento Inicial  à Mulher Vítima de Violência, Análise Comportamental da Vítima, entre outras disciplinas teóricas e práticas. Estiveram presentes na palestra inaugural o coronel Benedito Tobias Sabbá Corrêa, comandante do CPRM, o comandante da 2ª CIPM, Helde Alain Corrêa da Silva, e a assistente social e presidente do Ideso, Luciane Costa Ferreira.
  
A parceria entre a PM e o Instituto de Desenvolvimento Social visa atuar no enfrentamento e na prevenção da violência contra a mulher nos municípios de Benevides, Santa Bárbara e Benfica. A capacitação visa habilitar todos os policiais para atuar no projeto “Conhecimento Alforria  da Mulher”, que atua na prevenção e no enfrentamento da violência contra a mulher em duas frentes: a prevenção, com três públicos-alvo - a mulher agredida, o companheiro agressor e a parentalidade e o enfrentamento. 

“A atuação da PM em conjunto com o Ideso ocorre, principalmente, quando a mulher se sente perseguida pelo agressor, geralmente, após a formalização da denúncia, e o agressor não aceita. É nesse momento que vem a importância do trabalho da Polícia Militar, que tem se mostrado bastante eficaz aqui no município, efetuando rondas, fazendo o elemento surpresa da visitação, realizando uma abordagem diferenciada de identificação do agressor. Os militares visitam a residência para  verificar se a vítima está com um comportamento anormal. Essas visitas são programadas de acordo com as informações repassadas pelo Instituto para o comando da 2ª CIPM”, informou a presidente do Ideso, Luciane Ferreira.

Para o coronel Tobias Sabbá, a parceria está dando tão certo, na questão da diminuição dos índices dos crimes de violência doméstica na área de atuação da 2ª CIPM, que o Estado-Maior Geral da Corporação está realizando um estudo para levar a capacitação  para todo o efetivo da PM. “A PM foi convidada para participar de um ciclo de palestras para preparar todo o efetivo da 2ª CIPM, com o intuito de padronizar  a abordagem policial no atendimento de mulheres vítimas de violência”, finaliza o comandante do CPRM.

 

WhatsApp Image 2020 06 24 at 12.15.26Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

WhatsApp Image 2020 06 24 at 12.15.26 3Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

WhatsApp Image 2020 06 24 at 12.15.26 2Fotos: Talissa Fernandes - VC PM

WhatsApp Image 2020 06 24 at 12.15.26 1Foto: Talissa Fernandes - VC PM

WhatsApp Image 2020 06 23 at 17 42 16Foto: Divulgação/2ª CIPM

 

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.